Bananas Carameladas à Minha Moda

banfost

Ontem, Odete perguntou sobre a receita dessa foto que postei em dezembro, quando o computador entrou de férias. Já tinha até esquecido. A biblioteca pública daqui oferece acesso à internet gratuitamente, mas embora pudesse utilizar livremente esse serviço, era tão complicado fazer o download de fotos, que o jeito esperar.

Eu adoro bananas flambadas. Essa é minha versão simples e improvisada. O preparo é sem manteiga e muito fácil, faço no "olhômetro". Primeiro, caramelizo açúcar até ficar douradinho e depois, adiciono água suficiente para fazer uma calda. Deixo reduzir e engrossar, coloco as bananas em rodelas e uma pitadinha de canela. Deixo amaciarem até o ponto desejado. Eu gosto que fiquem bem molinhas, como compota. Em seguida, retiro do fogo, acrescento rum escuro, conhaque ou Brandy e flambo com cuidado. Sirvo sempre com frozen yogurt de baunilha e rodelas de banana.

21 comentários:

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Acho que esta foto engorda só de olhar! (Como se isso alguma vez me tenha preocupado) =p
Ai que delícia!!!
***

Eli disse...

Agdah está foto está vestida para matar, sabe como é?! :) Delícia!

Natércia Ramalho disse...

Agdah maravilhosa a sua receita como sempre essas mãozinhas são mágicas.um beijo Natércia...

Marizé disse...

Isso tem cara de "prazer absoluto".

:-) Beijocas

Laurinha disse...

Mas eu não tinha esquecido desta foto!!!
E tinha certeza de que era deliciosa!

Ah, falando em foto, vc comentou que as minhas estão 'diferentes'?
Elas não estão abrindo no post? ou...? me dig, para eu fazer o que devo fazer?!?

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Uma sobremesa fácil e deliciosa - perfeita, Agdá!

Isabel (pipoka) disse...

Vim aqui saborear esta maravilhosa sobremesa e dizer que postei lá no threefatladies a sua espantosa receita de frango ao molho de amêndoas. Sou sua fã!

bjs e obrigada por partilhar connosco todas essas maravilhas.

risonha disse...

estou de boca aberta até agora a olhar para a foto e a pensar como é que, com tão poucos ingredientes, conseguiste fazer uma delícia dessas...

Isabel Salvador disse...

epá isto nãose faz mesmo....k maravilha amiga.......já tinha visto a foto..e agora adoçou-me a boca mesmo...bjokas

laila radice disse...

Agdá q perdição é esse! fiquei babando aqui!
bjos

Marcia disse...

Fácil e gostoso!

Cris disse...

Linda a foto, este doce é espetacular, adoro bananas carameladas, pena que frozen yogurt não encontro aqui.

Sylvia disse...

Agda , adoro bananas caramelizadas e com frozen yogurt deve ficar o máximo

Letrícia disse...

Hummm, e se o açúcar for orgânico, aí não sobra nenhuma culpinha na hora de repetir a sobremesa ;-)

Gourmandisebrasil disse...

Banana é um daqueles alimentos curingas, pode estar presente no café da manhã, entrada, prato principal, sobremesa ou pura mesmo.
bjo,
Nina.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Banana é a fruta preferida da minha filha. Quando vamos aos restaurantes ela sempre pede banana flambada. Aliás, ela como banana até durante as refeições.
Já anotei a receita e sei que a usarei em breve.
Bjs

Odete disse...

Oiiiiiii, cheguei meio tarde hoje. Muito obrigada pela dica de como preparar as bananas. Ja estou indo ali ver se acho umas bem maduras pra fazer. Valeu hein! bjs

Karina disse...

Oba, eu também pedi essa receita quando você estava de férias... parece deliciosa.. vou fazer.

Marcia disse...

Estava esperando pela receita e com muitas saudades dos sabores da India que vc inspira. Querida, beijos e um feliz ano de 2008!!!

Gio disse...

Não sei que diga... alias não posso dizer muito porque estou a salivar, eheheheh isto deve ser tão bom, tão bom....

Gio do
http://receitasdagio.blogspot.com

Iliane disse...

adro tudo que tem banans..lindo visuallde matar qualquer um de vontade de comer...