Akoori/Akuri

DSC04478

Há dias em que, logo de manhã, a alma baiana acorda pedindo algo picante e saboroso para acompanhar o café. Nesses dias, nada melhor que akoori, um prato persa adaptado e adotado pelos indianos. Há muitas variações com especiarias, mas eu prefiro essa mais simples. Dá água na boca só de lembrar.

Akoori/Akuri

4 ovos
2 colheres (sopa) de cebola picada
1/2 colher (chá) de gengibre ralado
Pimenta malagueta picada a gosto
Pimenta-do-reino
1 tomate picado
Coentro picado

Misture todos os ingredientes, exceto o coentro picado e o tomate. Prepare os ovos mexidos em um pouco de azeite doce ou manteiga até o ponto desejado. Quando estiver quase pronto, acrescente o tomate e misture cuidadosamente aos ovos. Sirva com coentro picado por cima.

14 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Querida que delicia a sua receitinha ui já estou cheia de fome adorei.um beijo Natércia:)

Marizé disse...

Esta é sem duvida uma sugestão bem diferente para os ovos do dia a dia.

Beijocas

Sylvia disse...

Interessante sugestao, Agdah

laila radice disse...

agdá é minha biblioteca viva sobre a cozinha indiana! sempre aprendo qdo passo por aqui...bjos

Silvia Arruda disse...

Estou enganada ou este prato é tipo uma omelete??

Isabel (pipoka) disse...

Nem sei o que dizer...vc tem sempre umas receitas que são tudo o que eu gosto! Mais uma que ADOREI (nem sabia que havia uns ovos mexidos à indiana).

bjs

Eli disse...

Sabe que sabado fui almoçar na casa de um amigo e a namorada dele é indiana e está trabalhando num projeto aqui no Brasil e falei de você ela ficou encantada até dei o endereço do seu blog a ela, engraçado como nos lembramos sempre das pessoas que nem conhecemos pessoalmente mas elas virão parte da vida da gente. Adorei a receita!

Eduardo Luz disse...

Akoori é o nome persa. Imagino que akuri seja o indiano ?
E, posso divulgar lá no Da Cachaça pro Vinho que você topou indicar um menu pra nós ?

anna disse...

Que belos ovos... Não os conseguiria comer logo de manhã, porque de manhã nunca tenho fome.
Quando quero saber de alguma coisa exótica, sei onde procurar, aqui, na Agdah...
Beijos.

Odete disse...

Acho que os comeria no cafe da manha, mas no almoco com arroz bem quentinho...huuummm

Diogo disse...

Adorei. Bem o meu tipinho... Mas não é muito forte pra um breakfast não? Bom, reforço que é o meu tipo, hehehe!!

Bjão

Geórgia disse...

Para mim seria muito bom, mas para o marido seria simplesmente maravilhoso, ele adora começar o dia com coisas quentinhas e salgadas. Bjs.

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Como eu gosto!!! Delicioso =p
Um beijinho *

Agdah disse...

Natércia, só precisa dosar a pimenta, creio eu.

Marizé, é incrível como incrementa mesmo.

Sylvia, meus amigos porteños ficam horrorizados quando ouvem falar de comer coisas picantes de manhã.

Laila, que biblioteca, que nada. É a curiosidade mesmo.

Silvia, é tipo ovos mexidos, mas há quem chame de omelete mesmo.

Pipoka, pois há.

Eliana, vc é mesmo um amor e falou a mais pura verdade. Meus amigos aqui vÃo ficar felizes em saber que a comunidade indiana no Brasil está aumentando.

Eduardo, segundo meus amigos indianos aqui, na Índia a escrita varia de região para região, conforme o dialeto local. Pode sim.

Anna, vc me deixa sem jeito...

Odete, no "brunch" de domingo.

Diogo, não esqueça que eu sou baiana da gema.

Geórgia, esse rapaz sabe das coisas...

Pimpona, ficaria bom com aqueles pães maravilhosos lá da sua máquina.