Focacia

Eliana falando de pizza, Lud falando de "raclete"... e eu querendo evitar queijos. Não é fácil resistir, mas como alternativa, preferi focacia. A receita veio daqui e ficou quase que uma pizza.

Focacia

2 e 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto

1 colher (chá) de açúcar granulado
1 colher (chá) de fermento para pão
1 colher (chá) de alho em pó
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de água

Misture a farinha, sal, açúcar, fermento, alho em pó. Adicione o azeite de oliva e a água. Misture e termine de trabalhar a massa em uma superfície lisa, até ficar macia. Faça uma bola, unte e coloque para crescer em vasilhame untado, coberto com pano úmido. Preaqueça o forno a 230 C. Depois de 20 ou 30 min, desinfle a massa, abra com os dedos em assadeira untada. Pincele a superfície com azeite de oliva e asse por 10 ou 15 min. Retire do forno e rapidamente polvilhe orégano, tomilho, manjericão, alho picado refogado em azeite de oliva, pimenta jalapeño, pimentão vermelho, cebolas, azeitonas, etc.. Leve ao forno por mais algus minutos para terminar de assar.

23 comentários:

Smas disse...

Adoro foccacia!!!
Vou roubar um pedaço!
Bjs

Marizé disse...

Essa cobertura está o máximo!

Beijocas

Laurinha disse...

A foto está demais, quase dá prá morder!
Delícia!
Beijinhos,

Natércia Ramalho disse...

Agdah que receita maravilhosa até tenho vontade de arriscar um beijo. Natércia:)

Isabel (pipoka) disse...

Essa focaccia está linda!

bjs

Gourmandisebrasil disse...

Acho este pão (quase pizza) tão gostoso e tão fácil de preparar!
bjoca,
Nina.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Adorei a sua solução da focaccia. Assim, ficou quase uma pizza sem a gordura do queijo.
Bjs

Batata Frita® disse...

Fiquei com fome agora... uma fatia desta focaccia e um galão, agora, marchava!!

risonha disse...

isso está lindo demais... era o ideal para o meu almoço

Danielle disse...

que delicia!!!!
e a foto da agua na boca!!!
adorei sua opção de recheio... bjkas dani

Fabrícia disse...

Vim conhecer e estou adorando estar aqui.
Parabéns ...
Grande beijo,
Fabrícia.

Patricia Scarpin disse...

Nossa, Agdá, ficou maravilhosa!!!

Ludmila Carvalho disse...

Hum, essa focaccia me lembou um restaurante onde eu sempre pedia esse prato - curiosamente, os toppings eram estes mesmos, muita azeitona, pimentão e cebola. Uma delícia! Beijos, Lud

Odete disse...

Legal suas comidas, despretenciosas e simplesmente, chic!

anna disse...

As tuas fotos são demais )jã não dizia há muito tempo...).
Que espectáculo de «pizza»!
Beijos.

Lua Limaverde disse...

Amo focaccias, também faço uma que fica parecendo pizza. Como eu queria um pedacinho dessa sua... :)

Diego disse...

Quando viajei de mochilão pela Europa, as focacias eram minhas companheiras mais frequentes. Baratinhas e saborosas, comi por todo o canto. Essas parecem tentadoras.
Bjos

Agdah disse...

smas, até toda...

Marizé, Pisqüilinha ajudou.

Laurinha, que bom.

Natércia, menina, arrisque sim.

pipoka, obrigada.

Nina, é fácil mesmo.

Dani, a intenção foi toda essa.

Batata frita, o que é exatamente um "galão"?? Galão de quê??

Risonha, para o meu também.

Gatinha, era tudo que eu tinha na geladeira no momento.

Fabrícia, obrigada pela visita.

Patrícia, os pães sempre me supreendem.

Lud, essa combinação não falha nunca.

Odete, chic? Menina, eu sempre procuro coisas simples...e descomplicadas para facilitar a vida.

Anna, obrigada. Sempre fico feliz com isso.

Luna, é só dar um pulinho aqui.

Diego, isso é o que eu chamo de chic, um moço viajado e conhecedor das boas coisas da vida.

Marcia disse...

Linda e deliciosa!

Goreti disse...

Menina, que foto é essa? Quase entro na telinha. Tái uma iguaria pra ninguém botar defeito, é uma delícia!!!!Beijos!!

Eli disse...

Linda, posso sentir o cheirinho!

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Esta receita é tudo de bom!
Irresistível!!! Também, quem quer resistir? Eu não!!!! =P
Um beijinho ***

Iliane disse...

humm..que foccacia maravilhosa..amo muito tudo isso..bjus