Dal Condimentado

dal1

O dia ontem foi de muita chuva. Como o frio não dá trégua, temos recorrido à lareira e à comida para aquecer a alma. Engraçado que aqui na Califórnia, vejo lareiras em toda parte, ao contrário de quando morava em Chicago, onde o inverno era bem mais rigoroso.

A textura de dal me faz lembrar do feijão amassadinho que minha avó costumava preparar na panela de barro. Simples e delicioso, de sabor inigüalável e inesquecível. Da mesma forma, muitos indianos consideram incomparável o sabor do arroz com dal que comiam na infância. As mães indianas costumam misturar dal com arroz, fazer bolinhos com as mãos e alimentar as crianças na boca.

Dal

1 xícara de (chá) de lentilhas amarelas
Folhas de curry
1/2 colher (sopa) de óleo
1/4 colher (chá) de sementes de mostarda preta
1 cebola picada
1 pimenta malagueta picada
1/4 colher (chá) de açafrão-da-terra (cúrcuma)
1/2 colher (chá) de gengibre ralado
1/2 colher (chá) de cominho moído ou as sementes
Sal a gosto
Folhas de coentro


Deixe as lentilhas de molho e depois cozinhe-as em água suficiente para que virem um creme espesso, como feijão amassado. Não deixe secar muito, nem ficar muito ralo. Nesse meio tempo, aqueça o óleo e coloque as sementes de mostarda (se preferir usar sementes de cominho, deve acrescentá-las nesse momento). Quando pipocarem, acrescente as folhas de curry e a cebola picada, deixe que doure bem. Junte a pimenta malagueta e o gengibre ralado, mexendo constantemente. Acrescente o açafrão-da-terra e o cominho em pó (se estiver usando). Mexa rápidamente e misture às lentilhas já cozidas. Acrescente o sal, deixe no fogo por uns 5 minutos e desligue. Na hora de servir disponha as folhas de coentro por cima.

21 comentários:

Marizé disse...

Essa comidinha deve aquecer bem corpo e alma.

Agdá, você usa as folhas de caril verdes? Eu aqui só encontro.

Beijocas

Sylvia disse...

Como sempre....estou atrasada. Que bom ve-la de volta e postando esses pratos maravilhosos.
Bem vinda
Beijos

Isabel (pipoka) disse...

Mais uma daquelas receitas condimentadas que eu adoro! Se eu me dedicasse a fazer todas as suas maravilhosas receitas, tinha que "fechar" o meu blogue!

bjs

PS - ainda esta semana vou postar o seu frango com molho de amêndoas...

Suzana Parreira disse...

Que comidinha boa para os dias de inverno! Eu este ano pareço destinada a não me sintonizar: as minhas receitas têm saído com ar de verão. Hei-de experimentar este 'dal'.

Bj

risonha disse...

com o frio que está é mesmo o que apetece é uma comidinha destas
pena que eu nunca vi lentilhas amarelas.

Eduardo Luz disse...

Bom retorno e , pra variar, com boas receitas.
Sendo "entrão" e como temos uma deficiência no setor indiano/natural gostaria de te convidar pra indicar um menu do Agdah a ser reproduzido no Da Cachaça pro Vinho. Entenda que não temos a menor pressa ( se você aceitar o menu só seria feito em julho/08).

Natércia Ramalho disse...

Querida que maravilha a sua receitinha como sempre aquela grande cozinheira.um beijo Natércia...

Silvia Arruda disse...

Mais uma vez uma receita exótica e deve ser mto saborosa pela mistura dos ingredientes!

Gourmandisebrasil disse...

Só comi lentilhas amarelas em um restaurante em São Paulo, o Gopala Prasada.
bjo,
Nina.

Gourmandisebrasil disse...

Só comi lentilhas amarelas em um restaurante em São Paulo, o Gopala Prasada.
bjo,
Nina.

laila radice disse...

hummm fiquei imaginando esse prato mas logo lembrei q aqui está fazendo 36ºC...impossivel!
bjinhus

Elvira disse...

Gosto mesmo muito de dal. Esse ficou tão apetecível! :-)

Beijos.

Patricia Scarpin disse...

Nunca comi dal, Agdá, mas tenho certeza de que me deliciaria, adoro lentilhas!

Anônimo disse...

Oi, pessoal.

Antes de mais nada, desculpe. Sei que isto é chato e até um pouco deselegante. Mas sou novo neste mundo dos food-blogs. Novo e empolgado. Queria que vocês dessem uma olhada no meu site de jornalismo gastronômico: Comensais. Começou no dia 7 de janeiro. Está engatinhando ainda. Tenho certeza de que vai melhorar.

Abraços e beijos,

Eli disse...

Agdah aqui estamos apaixonados pela comida indiana, que lindo esse prato! Mas o calor aqui está terrivel. :) Amei essa sua forma de fazer a batata com espinafre eu fiz uma vez para participar do evento da Valentina mas é diferente agora vou fazer a sua receita. :)

Odete disse...

Amo lentilhas, vou experimentar sua receita.

Carlos Alberto de Lima disse...

Preciso aprender um pouco mais sobre estas comidas que você fala por aqui...

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Ainda bem que você voltou com suas receitas deliciosas!!! =P
Um beijinho e votos de um delicioso 2008! ***

Neide Rigo disse...

Ana, já estou incorporando este refogadinho básico dos indianos, ainda mais porque assim posso usar minhas folhinhas de curry, que crescem vistosas aqui no quintal. Beijos, N

Agdah disse...

Marizé, eu prefiro usar as folhas frescas pois são mais aromáticas.

Sylvia, eu também estou feliz em estar de volta.

Pipoka, menina, nem fale. Minha lista de receitas de outros blogs só faz crescer.

Suzana, experimente mesmo.

Risonha, no Brasil também não são fáceis de achar.

Eduardo, será um prazer.

Natércia, vc como sempre é um doce...

Silvia, eu como até puro.

Nina, já ouvi falar nesse restaurante.

Laila, quem me dera estar aproveitando esses 36 C...

Elvira, não há quem não goste, eu acho.

Patrícia, menina, vc tem que experimentar.

Paulo, vou lá checar assim que tiver um tempinho.

Eliana, aqui é o frio que impera.

Odete, experimente mesmo.

CArlinhos, obrigada pela visita.

Pimpona, eu também estou feliz em retornar.

Neide, vc é que tem sorte de tê-las no quintal.

Beatriz Belliard disse...

que delicia ja estava com muitas saudades das suas receitas ! bjs