Cookies

cookies1

Coincidentemente, a primeira vez que provei esses cookies, foi também a primeira vez que vi neve. Nunca vou esquecer daquele inverno rigoroso, quando me encantava em ver tudo branquinho do lado de fora. Hoje em dia, neve já não me fascina, mas o perfume e sabor dos cookies trazem boas recordações daquela época em que tudo era novo e diferente para mim.

cookies2

Adicionei um pouquinho de canela e só fiz metade da receita, mas rende muito. Os cookies tendem a grudar nas assadeiras e por isso, sempre utilizo o papel-manteiga daqui que é bastante resistente ao calor e não queima no forno. Havendo dúvidas quanto à qualidade do papel, seria melhor recorrer ao Silpat, ou qualquer outra folha de silicone.

DSC04419

O açúcar usado em cookies deve ser sempre granulado para conferir melhor textura. Segundo Letrícia, esse é outro detalhe importante, açúcar orgânico. A consistência deles é determinada pelo tempo no forno. Para obter cookies molinhos, deve-se assá-los o mínimo possível.

Kitchen Sink Cookies

1 xícara (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento p/ bolo
1/2 colher (chá) sal (prefiro não usar)
2 xícara (chá) de aveia
2 xícara (chá) de gotas de chocolate ou chocolate meio amargo picado
1 xícara (chá) de coco seco ralado
1 xícara (chá) de passas
1 xícara (chá) de nozes (usei noz-pecã)
1/4 colher (chá) de canela (opcional)

Préaqueça o forno a 180 C. Forre as assadeiras com papel-manteiga ou Silpat.
Peneire a farinha, fermento e bicarbonato e sal (se usar). Reserve.
Misture a aveia, o coco, as passas e nozes. Reserve.

Bata a manteiga com o açucar até formar um creme. Acrescente os ovos e a baunilha, mexendo até incorporar. Aos poucos, adicione a mistura de farinha e depois a de aveia. Mexa só até deixar a massa homogênea. Cubra e leve à geladeira por 15 min. Em seguida, faça bolotas e distribua espaçadamente na assadeira. Se desejar cookies mais achatados, pressione as bolotas para que esparramem mais na hora de assar. Asse por 16 ou 18 minutos, conforme a preferência por mais branquinho ou mais moreninho, mais molinho ou crocante. Importante lembrar que quanto mais tempo levarem no forno, mais durinhos e crocantes ficarão. Deixe esfriar na assadeira por 2 minutos antes de remover para a grade.

26 comentários:

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Esta receita eu vou guardar, se vou!!! =P
Adoro bolachinhas e estas tem um aspecto divinal!
Um beijinho

Smas disse...

Essas bolachas têm um óptimo aspecto!
Bjs

Isabel Salvador disse...

amiga manda meia dúzia para mim....maravilha........bjokas

Marizé disse...

Costumo fazer umas bolachinhas parecidas que são as preferidas cá em casa, mas não costumo colocar o coco e as nozes deve ficar uma delicia, tenho de experimentar.

Beijocas e bom fim de semana

Sheila disse...

Mais uma receita pra minha lista... =)

Marcia disse...

Gostei!

Anônimo disse...

Há tempos procuro uma receita de cookies. Acho que encontrei. Vou testar em breve e te conto como me saí.

Ficaram lindos, mas vou dispensar a canela. Odeio!

Tudo de bom!

Laurinha disse...

Adoro cookies.... com aveia... e coco...e nozes... OK eleita, anotada!
Beijinhos,

Isabel (pipoka) disse...

Estes cookies devem ser um espectáculo, pois são super ricos (aveia, coco, chocolate, passas...). Delícia!

bjs

risonha disse...

meu deus!!!! esse cookie parece que vai saltar do monitor directamente para a minha boca... estão super apetitosos. já tomei nota da fórmula mágica destas maravilhas.

Carla disse...

Fotos lindas! Já anotei a receitas mas tenho de fazer sem coco.

bjs bom fim de semana

laila radice disse...

agdá fiquei encantada com o aspecto...parecem tão gostosos!eles são do tipo crocantes ou macios??
e esses papéis que charme! lindos!!!
bjos

Agdah disse...

Pimpona, que bom que gostou.

Smas, meus amigos sempre pedem mais.

Belinha, é pra já...

Marizé, eu sempre tenho que fazer cópias da receita pois todos querem.

Sheila, a famosa lista que só faz crescer, ne?

Marcia, que bom.

Nunca Treze, já eu adoro canela. Vc já experimentou a canela de Saigon, menina é tão gostosa...

Laurinha, vc sempre me faz rir...

Pipoka, o nome em inglês diz tudo, mas não consegui encontrar uma expres/ào equivalente...

Risonha, são deliciosos com café ou chá.

Carla, fica bom sem coco também.


Laila, pelo que observo com os cookies experts daqui, a crocância, ou maciez, depende do tamanho das bolotas e do tempo no forno. Se a bolota não for achatada, e os cookies ficarem no forno o mínimo possível, tendem a ficar macios, caso contrário saem crocantes. Um detalhe importante é que o açucar tem que ser granulado.

Odete disse...

Cookies me trazem boas lembrancas tambem. Mas nunca ousei faze-los. Essa receita parece ideal para a primeira vez. Eu uso esse mesmo acucar e outra versao crua e mais amarela.

Patricia Scarpin disse...

Parecem deliciosos, Agdá - como ando numa fase de cookies, acho que os farei logo!

Danielle disse...

ola, sou nova por aqui e estou visitando alguns cantinhos ...
]adorei o seu... vi que tenho muito a aprender contigo! bjs dani

Ana Prazeres disse...

bolachinhas boas, Agdá!

laila radice disse...

Agdá muito obrigada pelas informações...adorei!bjos

winnie disse...

Adoro essas bolachinhas!

Sylvia disse...

Bom saber dessas dicas sobre o acucar. Também tem coisas que me lembram quando o que via aqui era novo.
Beijos

Geórgia disse...

Lindos, eu não consigo fazer cookies, os meus sempre ficam horrorosos, assim desisti de fazê-los. Bjs.

Karina disse...

Oi moça, eu nunca tentei fazer cookies, mas estou com vontade de testar a sua receitinha.. bjos

Danielle disse...

nossa que delicia.. também tive vontade de fazer.. assim que acabar minha promessa de ficar sem doces, ja esta na minha lista de delicias a experimentar! bjs dani

Anônimo disse...

Parece deliciosa essa receita.
Meu filho adora cookie de banana, acho que vou tentar qq dia.
Bjs
Andréa

Bruna Ribeiro disse...

Será que fica bom colocar outros ingredientes no lugar do chocolate, como goiabada em pedacinhos?

Agdah disse...

Odete, menina, vc devia tentar pois é muito fácil.

Patrícia, faça mesmo.

Gatinha, origada pela visita. Vou lá conferir seu blog.

Anette, obrigada.

Laila, de nada.

Winnie, meu marido também.

Sylvia, o açúcar granulado dá mais textura.

Karina, teste mesmo, moça.

GAtinha, já que é promessa tem que cumprir.

Andréa, agora vou ficar atormentada pela idéia de fazer biscoitos de banana.

Bruna, eu nunca tinha pensado nisso, deve ficar gostoso.
Mas eu usaria uma goiabada mais espessa e em vez de misturar os pedacinhos de goaiabada na massa, os inseriria nas bolotas, por cima.
assim, se derretessem no forno, não grudariam na assadeira.