Bagels

DSC07384

Patrícia me fez rir tanto ao mencionar os tais Shar-Peis que superei a frustração de tentativas anteriores, nada satisfatórias, e meti a fazer bagels de novo. Tudo sempre corre bem até a hora de colocá-los na água quente e daí em diante eles se rebelam. Mas, algum dia, ainda produzirei bagels infladinhos, redondinhos e lisinhos.

Bagels

1 colher (sopa) de fermento seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 3/4 xícara (chá) de água morna
4 xícaras (chá) de farinha especial para pão (normal não)
1 colher (sopa) de sal
1 ovo para pincelar

Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Deixe descansar 5 minutos e em seguida junte à farinha e ao sal. Vá misturando até formar uma bola. Se necessário adicione um pouco mais de farinha ou água, dependendo da consistência da massa.

Se fizer manualmente, coloque a massa em superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 min, até que fique elástica. Se usar batedeira elétrica com o gancho, deixe misturar por 8 minutos em baixa velocidade. Coloque a massa preparada em tigela untada e cubra com filme plástico, deixando descansar por 1 hora, até que dobre de volume. Na panificadora, programe o ciclo adequado para sovar e crescer.

Quando a massa estiver crescida, coloque-a em superfície enfarinhada e divida em 12 partes iguais. Forme uma bola com cada pedaço, apertando as extremidades. Cubra com uma toalhinha e deixe descansar por 30 min. Nesse meio tempo, ferva bastante água em uma panela grande e pré-aqueça o forno a 200º.

Forme os bagels apertando o polegar no meio das bolotas para fazer um furo. Aumente o buraquinho com os dedos. Deixe descansar por 10 minutos.

Coloque alguns bagels na água fervente e cozinhe 2 min de um lado, vire e deixe mais 1 min. Retire-os, deixe escorrer bem e coloque em assadeira forrada com papel manteiga. Repita o processo até acabar. Pincele todos com o ovo batido e asse por 20 ou 24 min.(dependendo do forno), até dourarem.
Fonte:Baking Bites

21 comentários:

kuka disse...

Como levam pouco açucar devem ser bons para mim. Vou fazer.

Natércia Ramalho disse...

Agdh que maravilha devem estar uma delicia um bjs Natércia)...

Diogo disse...

A-do-rei a dica...

Tudo que eu precisava agora nesse exato momento era de uns bagels, hahaha!

Beijos, Diogo

Silvia Arruda disse...

Fofinhos!!!!!!

Patricia Scarpin disse...

Fico feliz por você ter postado, Agdá, estão lindinhos!
Deu de 10 a zero em muitas das Daring Bakers, myself included. :)

Eli disse...

Achei tão lindinhos! Sabe que fiquei com medo dessa receita depois dos seus comentários e os da Patrícia. :)

Fer Guimaraes Rosa disse...

corajosa! ;-))

Gourmandisebrasil disse...

E se vc tentasse colocar 1 colher de chá de açúcar ou mel por litro de água (para ferver os bagels)? A glucose dá uma estabilizada no gluten...
O chá que você gosta é o genmai (tipo de arroz torrado)?
bjo, Nina.

Mangia che te fa bene disse...

Eu ainda não tive coragem de fazer Bagels...adoro, sinto saudades de comer, mas ainda não fui tão corajosa...Vou tentar algum dia.
Beijos!
Adorei os seus!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Irina disse...

Nunca tentei fazer Bagels... Obrigada pela receita.
Bjinhos ;)

Agdah disse...

Kuka, obrigada pela visita.

natércia, deu pro gasto mas não ficaram como os verdadeiros bagels.

Diogo, pois então, mãos à obra.

Silvia, não ficaram tão fofinhos como deveriam, não.

Patrícia, por pura sorte então. Eles ficaram incontroláveis depois do banho.

Eliana, mas são divertidos de fazer, eu acho que só necessitamos pegar o jeito.

Fer, eu diria que estou mais para teimosa.

Nina, obrigada pela dica. Já ouvi, mesmo algumas pessoas dizendo que usam cerveja na água, vou experimentar o açúcar na próxima.

Verena, são muito fáceis até a hora do banho...

Irina, faça e nos conte sobre sua experiência.

Cláudia A. disse...

Adorei os seus bagels. A foto está linda mas eu não me arrisco a fazê-los. Beijo.

Cris disse...

Corajosa... já tive uma tentativa frustrada, mas meu sonho é fazer bagels, já que gosto tanto...

Agdah disse...

Cláudia, coragem, menina.

Cris, agora eu estou com essa coisa de bagels na cabeça e vou continuar tentando.

Elvira disse...

Que lindos que ficaram! Parabéns! :-)

Brites disse...

Adorei! Esta parte em que vão à água fervente é realmente muito original! Devem ter ficado deliciosos!
Beijinhos.

Joaninha disse...

Não percebo... ficaram tão bonitos! :)

Camila L disse...

Ah, vc tirou a receita da minha mente ;-) Fz dias q estou pra testar a minha do livro Le Cordon Bleu q meu pai me presenteou e ainda não tomei a coragem! Acabaste de me inspirar ;-)

Beatriz Belliard disse...

tai uma coisa que nunca tentei fazer, ja esta me dando curiosidade de testar, ate que ficaram bonitos os seus ! bjs

Agdah disse...

Elvira,
Ainda preciso aperfeiçoar a técnica.

Brites, eu também gosto desses métodos diferentes.

Joaninha, eles geralmente ficam lisinhos, redondinhos e inchadinhos, sem rugas.

Camila, teste aí pra ver se descobre o segrêdo.

Bia, teste mesmo, e se tiver alguma dica depois não deixe de falar.

Cinara disse...

Agda, também estou tomando coragem para fazer de novo, após algumas tentativas frustradas... :o(