Couve-de Bruxelas com Noz-Pecã

DSC08544

Confesso que tenho resistência imediata a receitas de verduras ou carnes contendo açúcar. Como adoro couve-de-bruxelas e tinha um punhadinho de nozes sobrando, resolvi testar essa, mas na hora "H", hesitei e preferi excluí-lo.

Acho noz-pecã parecida com licuri e seu sabor combinou divinamente com os repolhinhos. Usei o processador para fatiá-los e foi bem rápido.

Couve-de-bruxelas com Noz-Pecã

2 colheres (chá) de manteiga (usei azeite de oliva)
1 cebola grande fatiada
4 dentes de alho picados e amassados
300 g (umas 3 ou 4 xícaras) de couve-de-bruxelas em fatias fininhas
1/2 xícara (chá) de caldo de verduras
1 colher (sopa) de açúcar (preferi não usar)
1/4 colher (chá) de
pimenta-de-caiena em pó (minha adição)
Sal
Nozes-pecã, torradas e picadas

Refogue a cebola e o alho no azeite doce. Deixe dourar e acrescente as couves-de-bruxelas picadas. Adicione o caldo de verduras, açúcar, se usar, e sal. Deixe cozinhar por 5 minutos até o líquido evaporar completamente. Sirva com as nozes.
Fonte: Cooking.com

19 comentários:

kuka disse...

Esta salada pode ser muito boa. Mas cá o kuka vai fazer é o franguito aqui de baixo. Esse é que me deixou com água na boca.

laila radice disse...

nossa Agdá juntou duas coisas q eu mooo e nunca havia pensado e utiliza-las em pareria...deve ter ficado uma coisa... beijos

Elvira disse...

O pratinho tem muito bom aspecto... Mas nem eu nem o meu marido gostamos de couve de Bruxelas. :-(

Se calhar, tentando com repolho normal... :-)

Sylvia disse...

Que combinação interessante,Agdá.Adoramos aqui em casa ouve de Bruxelas.Boa dica para variar um pouco o uso da clássica couve de Bruxelas refogada que faço.
Bjs

Sheila disse...

Couve de bruxelas é tão fofo neh? Adoro a aparencia, e o sabor combinado como fez, deve ter ficado delicioso =)

Natércia Ramalho disse...

Agdah que maravilha a sua receita como sempre.um bjs Natércia...

Silvia Arruda disse...

Eu adoro pratos que levam frutas secas. Dão um toque especial à receita!

Brites disse...

Sabes que está cientificamente provado que comer um punhado de nozes por semana, cerca de 20 gramas, faz muito bem ao colesterol?
E depois a combinação de couve de bruxelas... bem A-D-O-R-E-I!!!
Beijocas

Agdah disse...

Kuka, que bom que gostou do frango.

Laila, nós gostamos muito.

Ôôô, Elvira. Que pena. Veja como são as cisas, eu sou apaixonada por esses repolhinhos.

sylvia, foi exatamente o que pensei quando vi a receita.

Sheila, eu também acho lindinhas.

Natércia, Obrigada.

Silvia, sabe que é uma boa idéia...

Brites, aqui atualmente também se fala muito nos benefícios das nozes para a saúde.

Heidi disse...

Agdá, gosto muito , muito de repolho refogadinho com alho e azeite. E esta sua versão com todas essas combinações ficou muito bom, acompanhado com um arroz branquinho, igual a receita abaixo então!!!
abraços.

Heidi disse...

Agdá, gosto muito , muito de repolho refogadinho com alho e azeite. E esta sua versão com todas essas combinações ficou muito bom, acompanhado com um arroz branquinho, igual a receita abaixo então!!!
abraços.

Patricia Scarpin disse...

Agdá, não como couve-de-bruxelas há anos, menina. E que jeito gostoso de adicioná-las ao cardápio!

Eli disse...

Agdah eu também não como couve-de-bruxelas a um tempo, mas amei sua salada! E a foto tão linda da vontade de entrar no monitor. :)

Fer Guimaraes Rosa disse...

gostei da ideia de fatiar os repolhinhos, porque nao sou a fanzoca numero um deles e acho que assim o sabor, digamos, pungente se dilui um pouco. estou de folga das bruxelildas, mas daqui a pouco elas comecam a chegar na cesta organica... vou deixar essa receita anotada e engatilhada. beijo! :-)

Carla Ventura disse...

Uma boa desculpa pra experimentar os repolhinhos! :)

Cláudia A. disse...

Eu nunca comi couve de bruxelas fatiadas. Adorei a idéia.

Agdah disse...

Dinha, é isso aí.

Patrícia, eu também já não comia faz tempo. Mas adoro.

Eliana, vc me mata de rir...

Fer, essa sua cesta é o fino...

Carlinha, vá logo.

Cláudia, foi o que me chamou atenção também.

Beatriz Belliard disse...

Faz tanto tempo que nao como couve de bruxelas, me deu vontade assim em salada com nozes, hmmm ! bjs

Cris disse...

Preciso apresentar meu pequeno (o da foto das madeleines, mas tenho outros 2 ok, ela pode escolher) para sua pisquilinha, com uma sogra que cozinha assim, eu fico tranquila, imagine a filha como vai crescer conhecendo a boa cozinha!