Pão Rústico Não Sovado (No-Knead)

kn2

Desde dezembro de 2006, quando foi divulgado no New York Times pela primeira vez, essa receita vem percorrendo os quatro cantos da blogosfera. Incentivada por Cris, que traduziu as instruções e testou o KN primeiro, resolvi conferir a agitação e colocá-lo à prova.

DSC07946

Realmente, o trabalho é mínimo e o resultado é incrível. O mais difícil é ter paciência de esperar. Deixei fermentar por 18 horas e usei uma panela de aço inoxidável para assar. Quero deixar descansar por 20h e assarei destampado por mais tempo da próxima vez.

24 comentários:

Sylvia disse...

Agdá, faz tempo que estou querendo fazer um pao assim,parece o pao italiano do Bixiga em Sao Paulo.Apesar da quantidade de italianos que tem por aqui,nunca vi esse tipo de pao por aqui. Com certeza vou fazer.
bjs

Heidi disse...

Lindo mesmo este pão!

Cris disse...

Ficou lindo!!! Esta sua dica de usar a panela de inox é super, agora não preciso mais quebrar a cabeça com as receitas, pois todo mundo tem estas panelas e onde estiver poderei fazer este pão. Bjs!

Eli disse...

O pão é lindo!! Eu queria ver por dentro. :)

Elvira disse...

Esse pão tem tido um sucesso enorme nos blogues franceses. Pelos vistos, é mesmo uma receita para testar. :-)

Patricia Scarpin disse...

Agdá, estou namorando esta receita há meses!
Ficou tão bonito o teu pão, super cascudo, do jeito que o João adora!

Ana disse...

Eu ainda preciso fazer esse pao!!! Acho q vou aproveitar esses dias q tenho familia visitando e bastante gente p/ ajudar comer! hehe!
Beijos!
Ana

Agdah disse...

Sylvia, nunca comi o pão de lá mas ouvi dizer que parece mesmo.

Dinha, é mesmo.

Cris, eu não tinha as tais Le Cruset que todo mundo usa, meus refratários eram rasos demais e sem tampa, daí apelei pra Tramontina com alças e tampa todas de inox, sem perigo de derreter com o calor.

Eliana, eu queria que meu marido tivesse oportunidade de vê-lo inteiro e por iso não cortei. Mas vou assar de novo amanhã e postarei uma foto por dentro pra você. Nesse meio tempo dê uma olhadinha no blog de Cris. Além da receita, ela postou muitas fotos também.

Elvira, nos blogs americanos também.

Patrícia, cascudão mesmo. Corra e faça. É tão fácil. Não dá trabalho nenhum.

Ana, menina aproveite e esse é bom para época de visitas por que não dá trabalho. É só misturar, largar lá e depois assar.

Eli disse...

Agdah eu vi o da Cris, eu me encantei até salvei a receita na época mas queria ver como ficou o seu por dentro, isso que eu chamo de curiosidade. risos Ele tem uma textura mais pesada?! Eu adoro pão cascudo assim, aff... :)

O Cravo da Índia disse...

Ficou lindo, de facto. Uma dúvida: o fermento biológico é aquele em tablete usado na panificação?

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que maravilha de pão!!! Eu que sou apaixonada pela panificação também estou louca para testar essa receita!!! Igualzinho pão italiano que tem nas boas padarias! E por dentro? Fica fofinho?
Um beijo e parabéns!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Natércia Ramalho disse...

Agdah mas que maravilha de pão isso deve ser uma delicia.um bjs Natércia...

Laurinha disse...

Uau, seu pão ficou 1000! E a casquinha, 100000. Ótimo a dica da panela de alumínio!
Beijinhos,

Lílian disse...

Agdá,

A foto, como sempre, está linda.
A casquinha do pão lembra um típico pão italiano.
Sobre seu comentário dos homens machistas...deve estar mudando mesmo, porque aqui em casa são 3 anti-machistas (meu pai, marido e cunhado).

Abraços

laila radice disse...

adorei essa receita, apesar de ter uma paixão por sovar massas de pão...adoro colocar a mão literalmente na massa, mas acho q esse pão bem crec crec deve ser uma delicia! beijos

Cláudia A. disse...

Tô paquerando este pão faz tempo mas não sei se tenho esta paciência. Beijo.

Agdah disse...

Eliana, Natércia e Verena, a textura é de pão artesanal, mas pelo que li no grupo de discussão ele é assim mesmo. Agora, vou usar farinha normal(primeiro testei com a especial) que contém menos glúten pra ver e vou deixar descansar mais tempo.

Cravo, pelo que entendo, o fermento biológico é usado na panificação. Nessa receita usam o tipo seco instantâneo ou granulado, como chamamos. Creio que tenha que ajustar os procedimentos para a mistura da massa, se usar o de tablete.

Laurinha, obrigada.

Lilian, vc pode se considerar uma mulher de sorte.

Joaninha disse...

Também ando de olho nessa receita há uma data de tempo! O seu ficou liiindo! :)
Se calhar vou esperar para saber como correu a sua experiência com a farinha normal e depois arrisco!

Dona Juju disse...

Lindo esse pão! Já tá na lista!! Um beijo grande, fofa!

Alessander Guerra disse...

Agda valeu a dica. Adoro fazer pão e com certeza vou testar essa receita

Bjs
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha@blogspot.com

Fer Guimaraes Rosa disse...

sera que eu aguento esperar vinte horas?? ;-)
mas o pao ficou lindo, u-la-la! bjs,

Camila L disse...

Eu sei q � bom pq j� fiz! O seu ficou demais de lindo;) E Sardela � uma dsa minhas paix�es da cozinha italiana, como bo adescendente.

Brites disse...

Querida Agdah, adore seu pão!
E fui ao blog da Cris e estou completamente rendida! Acho que vou fazer este pão hoje mesmo. Tenho uma máquina de fazer pão e por isso aqui em casa comemos pãozinho caseiro, e ontem mesmo fizemos uns mini-pãezinhos para o jantar. Adorei este, porque me lembra o pão de água que existe aqui em Portugal e que é delicioso!
Beijinhos.

DocesCozinhados disse...

Eu vou no sábado! Tá lindo o seu pão! Adorei!
Ele cresce muito no forno?