Massa Fresca

pastfes1

O calor arrefeceu um pouco e está mais fresquinho. Aproveitei para fazer massa caseira. Desencavei minha fórmula favorita, o processador e o cilindro para facilitar tudo. O molho foi simples, uma mistura de várias coisas que tinha sobrando. Tudo foi rápido e fácil. A massa ficou gostosa, fininha e bem leve.


Massa Fresca

1 ovo batido
1/2 colher (chá) sal
1 xícara de (chá) de farinha de trigo
2 colheres sopa de água
1 colher sopa de azeite de oliva

Pulse tudo no processador ou misture a farinha com o sal primeiro e depois vá misturando os ovos batidos com a água e o azeite. Amasse bem por 3 ou 4 minutos.

Coloque em superfície enfarinhada e forme uma bola. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 min. Abra com o cilindro ou um rolo, polvilhando mais farinha sempre. Deixe descansar mais 10 minutos, polvilhe farinha para não grudar. Corte e cozinhe em bastante água.

20 comentários:

Elvira disse...

Apesar de estar muito muito calor em Portugal, esse pratinho vinha mesmo a calhar! :-)

Heidi disse...

Agdá, que massa maravilhosa! Bastante suculenta, e o molho dos deues.
Abraços.

Patricia Scarpin disse...

Agdá, massa caseira é uma maravilha, não precisa mais nada. Que delícia de prato.

Diego disse...

Depois dessa foto, tá decidido definitivamente que hoje eu vou comer uma massa. Vai ser difícil de achar uma tão boa assim. Mas que vai ser massa, ah vai...
Bjos
Diego

Sylvia disse...

Gostei ,vocè é das minhas adepta ao processador e ao cilindro...rsrs,
sao as ferramentas que uso para fazer pasta também.Em meia hora como muito esta pronto. Essa sua pasta ficou otima.

laila radice disse...

ontem fiz aqui em casa massa de empanadas...fui pratica como vc e utilizei o gancho de massas pesadas da batedeira e o cilindro...não poderia ter sido mais prático, agora essa sua massa com azeite é novidade pra mim...sempre fiz para cada 100g de farinah 2 gemas, sal e água...vou fazer com azeite da proxima vez! beijos

Laurinha disse...

Hummmmm !!!
Massa caseira é uma delícia, é tudo de bom. Parece estar apetitosa!!
Beijinhos,

Agdah disse...

Elvira, a massa fica tão levinha que vai bem em qualquer época, creio eu.

Dinha, há que colocar molho suficiente pois a massa caseira requer bastante.

Patrícia, é bem light.

Diego, mas garanto que, como sempre, vocês desencavarão um cantinho qualquer aí com coisas muito legais.

Sylvia, exatamente. É bem rápido. Enquanto a massa descansa faz-se o molho.

Laila, é uma hábito que tenho colocar sempre um fiozinho de azeite na massa, acho que fica mais maleável e macia.

Laurinha, obrigada pela visita.

Natércia Ramalho disse...

Agdah como sempre é coisas maravilhosas eu estou ficando muito gorda.um bhs Natércia...

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Aiiii!!!! Que delícia....
Uma massinha cai bem em qualquer tempo!
Bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

estou enrolando pra fazer uma massa assim ha dez anos... tenho que desencalhar isso! beijo,

Cláudia A. disse...

Agdá, você é uma artista e tanto.. Isso deve ter ficado uma delícia. Beijo.

Silvia Arruda disse...

Massa caseira realmente é uma delícia. Ainda não fiz depois que eu casei, preciso literalmente colocar a mão na massa!

Célia disse...

DESPERTA O APETITE A QUALQER UM,ESTÁ DE PARABENS.

Joaninha disse...

Agda, este seu post só veio reforçar a minha total adoração por massas frescas. Nunca fiz,mas se pudesse comia todo o santo dia! Obrigada pela receita tão prática, vou sem dúvida nenhuma experimentar!
Bjs

Brites disse...

Eu sempre admiro imenso quem tem coragem de fazer a sua própria massa e bem que gostava de fazer.
E esta parece ter ficado tão macia e saborosa... hummm que delícia!
Beijinhos.

Diogo disse...

Aaaaaii, eeem na hora do meu almoço?!

Fiquei até sem apetite... quero essa massaaaa!!!

Bjão

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que lindo prato! Parece massa feita pela minha mãe ou avó...hummmmmm! Parece bem levinha...concordo que deve ir bem com qualquer recheio ou molho!
Beijos.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Isabel Salvador disse...

k maravilha parabéns massas é com o meu bebé adora massas
umas com as outras

então assim caseirinhas melhor ainda

bjokas

Camila L disse...

Há muito tempo estou querendo fazer massa caseira e não tinha uma receita fácil e testada como a sua!!! Vou fazer em breve com certeza!! Obrigada por compartilhar!