Bolo "Tres Leches"

TLc1

É engraçado notar a sintonia entre os blogs de culinária. Às vezes, nossas escolhas coincidem. A origem exata dessa iguaria latino-americana é incerta e muito disputada. D. Maribel, mãe de minha amiga Maricela, faz o tres leches mais delicioso que já provei, mas não gosta de divulgar receitas. Segundo ela, há versões inúmeras e distintas. A mais tradicional leva pão-de-ló sequinho, sem manteiga, para melhor absorção da calda.

DSC08395

Fiz a receita de Anna, que considerou o sabor ainda melhor no dia seguinte. Assim sendo, resistimos à tentação e esperamos. Por conta da dieta, reduzi o açúcar, usei leites desnatados e servi com iogurte grego, em vez creme de chantily ou merengue tradicional. Minha "pisqüilinha" também ajudou na decoração.

TL1

Bolo de "Tres Leches"

1 xícara de farinha de trigo
1 ½ colher (chá) de fermento químico
3 ovos, separados
1 xícara de açúcar granulado (usei só 1/2)
6 colheres (sopa) de leite desnatado
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda
1 xícara (chá) de leite evaporado (usei Half & Half desnatado)
2/3 da lata de leite condensado (usei desnatado)
1 xícara de leite ou creme de leite fresco (preferi leite desnatado)

Preaqueça o forno a 180º. Peneire a farinha e fermento juntos. Bata as claras em ponto de neve dura e acrescente o açúcar aos poucos. Bata bem até mais ou menos o ponto de suspiro. Junte as gemas uma de cada vez. Acrescente a farinha peneirada aos poucos e alterne com o leite, incorporando cuidadosamente com uma espátula. Procure não mexer, só misturar. Coloque em forma untada (da próxima vez usarei um refratário), e asse por 30 ou 35 minutos, até dourar. Deixe esfriar para colocar a calda.

Prepare a calda misturando todos os leites. Coloque sobre o bolo e, depois de alguns minutos, cubra e refrigere.

24 comentários:

Diogo disse...

Nossa!!! Jogo baixo... agora vou eu lá correr pra cozinha a uma hora dessas da madrugada. Hehehe...

Adorei a dica e as fotos. Bjão.

Beatriz Belliard disse...

Nossa este bolo é muito bom, eu ja fiz, a receita da massa é um pouco diferente, mas é uma delicia, tao molhadinho ! bjs

Elvira disse...

Liiiiindo! :-)

É uma especialidade mexicana, não é...?

Heidi disse...

Agdá,
Que maravilha é esta!!!
E que bela apresentação.
Abraços.

Eli disse...

Agdah isso é jogo baixo?!?! Quem aguenta?!?! Menina isso é um escândalo!! Sua princesinha está me saindo uma confeiteira de mão cheia em?! :)

Diego disse...

Meu Deus! Que coisa linda. Eu não conseguiria esperar um dia como vcs fizeram. É muita coragem.
Bjs

Lua Limaverde disse...

Eu tenho uma receita desse bolo mas nunca fiz. O seu está lindo e o que é melhor, versão light. :)

Silvia Arruda disse...

Que bolo lindo!!! E deve ser delicioso!

Carla disse...

tal como diz, tenho visto este bolo em diversos blogs, estou com uma vontade de experimentar...

o seu está lindíssimo, que fatia apetitosa!

bjs

Cláudia A. disse...

Maravilhoso. A ajuda da Pisquilinha foi indispensável. Beijo.

Fer Guimaraes Rosa disse...

meudeuso, isso esta uma obra de arte, alem de tentador....hmmjjhghhhmmmmhhmmm!!!! beijo, Ana! ;-)

Sylvia disse...

Eu já tinha escutado falar nesse bolo,mas nao tinha ideia de como era. Agora graças vocè sei....e parece ser uma delicia!!!!

Patricia Scarpin disse...

Agdá, eu particei de umas comunidades do Orkut de culinária e bolos no início do ano passado e este bolo era uma verdadeira febre por lá - nunca fiz, por incrível que pareça!

Ficou lindão o seu, que vontade de provar!

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que lindo ficou o bolo, deu água na boca, nunca experimentei!!!
Um beijo e ótima semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Natércia Ramalho disse...

Agdah não tenho palavras é uma coisa muito linda e deve ser uma dalicia.um bjs Natércia))

winnie disse...

Vai já para a longa lista dos a fazer! lol

Camila L disse...

O q eu mais adoro nesses foodblogs � a troca de cultura e a quantidade de coisas que aprendemos! O q pra vc era t�o comum pra mim � novidade...

Romy Almeida disse...

Que tentação... esta já anotei, deve ser divinal ;-)

bjs

Agdah disse...

Diogo, darling, o que é que vc faz acordado uma hora dessas???

Bia, eu gosto muito também.

Elvira, menina, é muito popular no México mas quanto à especialidade há uma disputa ferrada entre os países da América Central principalmente.

Dinha, obrigada.

Eliana, e o pior é que tem que ser só do jeito que ela quer.

Diego, eu quase não consegui dormir direito e de manhã fui logo na geladeira.

Luna, aqui a gente deixa tudo light.

Silvia, nós gostamos. Dá pra ver pelo que sobrou na foto.

Cláudia, dá pra ver os zigue-zague?

Fer, arte de minha "pisqüilinha".

Sylvia, que bom.

Patrícia, em Chicago, encontra-se esse bolo em tudo que é canto, mas aqui na Calif. é mais raro.

Verena, vc tem que experimentar um rápido pois eu já estou pensando no "cuatro leches" com leite de coco. Coisa de baiana.

Natércia, obrigada.

winnie, menina, nem fale.

Camila, é verdade, todo dia eu aprendo algo novo com os blogs que visito.

Romy, nós aqui gostamos muito.

Ana disse...

Tentador eh pouco, que delicia, quero um pedaco e uma colher p/ pegar essa caldinha do fundo da forma.... nossa, deu agua na boca!!!
Estou p/ fazer um bolo desses ha tempos, preciso testar logo!!
Ana

Akemi disse...

Que delícia!! Adoro bolos molhadinhos assim e a decoração é um caso à parte! Linda, linda!

Brites disse...

Ai que maravilha!
É simples e delicioso! Adorei!
Beijinhos.

Irina disse...

Meu Deus o seu bolo ficou lindoooo!!!
Ainda por cima Ligh... ai que vontade de provar do seu.
Bjinhos ;)

Paula RB. disse...

Comi essa delícia em Peulla (Chile)e nem me contive de tão delicioso que é.
De tão bom o gosto me volta a boca e fico salivando.