Bolo Salgado com Salmão Defumado

salck1

Segundo Armand, um amigo francês de descendência italiana, esse bolo é a fusão das tendências culinárias dos dois lados da família. Achei delicioso e bem diferente, pois não é cremoso como a maioria dos bolos salgados que conhecia, é mais sequinho, como bolo mesmo. Combinou bem com o queijo de cabra. Meu marido queria comer ainda quente, assim que saiu do forno.

Bolo Salgado com Salmão Defumado

2 ovos
1 xícara (chá) de salmão defumado picado
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva (reduzi a 1/2 x da receita original)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento para bolo
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/3 xícara (chá) de farinha de milho (fubá ou polenta)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
3/4 xícara (chá) de leite (usei desnatado)
1/4 colher (chá) de endro (usei o desidratado)
3 colheres (sopa) de cebolinha verde fresca picada
1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino

Preaqueça o forno a 180º. Unte uma forma, ponha um disco de papel manteiga no fundo e torne a untá-lo. Junte a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e reserve. Bata os ovos com o azeite doce e o açúcar por 1 minuto. Misture aos poucos a farinha reservada, alternando com o fubá de milho e o leite. Adicione a cebolinha picada, queijo ralado, endro, salmão picado e pimenta-do-reino. Mexa lentamente com uma espátula. Ponha na forma e finalize com pedaços de salmão e cebolinha por cima. Asse por cerca de 40 min ou até que o palito saia limpo. Deixe descansar 10 minutos antes de desenformar. Sirva com queijo cremoso.

26 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Agdah obrigada por essa delicia ao levantar da cama mande um pouquinho para mim um bjs Natércia))

laila radice disse...

ele quentinho ainda com o queijo de cabra sugerido deve ser uma coisa de bom...adorei!

Eli disse...

Hum, eu também comeria quente!! :) Ficou lindo!

Carla disse...

yummi!! Tão bom!! Posso roubar uma fatia? =P está lindo, parabéns!!

bjs

Sheila disse...

Nossa! Que diferente, parece delicioso =)
ainda com salmão... aff*

Patricia Scarpin disse...

Agdá, acho que nunca comi um bolo desse tipo - fiquei tentada a provar. :)

Joaninha disse...

Bem.... que delícia! :)
Eu também nunca comi nada do género mas fiquei tentadísima a experimentar. Excelente!
Bjinhos

Camila L disse...

Q delícia, Agdah! Eu sempre fico com pé atrás pra bolos salgado, as esse seu tá com um aspecto tão fofinho! E eu sou como seu marido: nada de esperar esfriar! ;) Já falei q amo seu blog né? Nào canso de repetir!

Cláudia A. disse...

Eu também nunca tinha visto nada parecido e fiquei morrendo de vontade. Querida, respondendo à sua questão, chancliche é um queijo de origem árabe que foi trazido ao Brasil pela imigração Ele é semelhante à ricota só que é mais azedinho e tem sal. Beijo Agdá.

Agdah disse...

Natércia, de nada. É uma delícia mesmo.

Laila, menina, combinou divinamente.

Eliana, mesmo frio é ótimo, mas quentinho é incrível.

Carla, acabou já.

Sheila, eu estu querendo experimentar com outras coisas agora, para ver como fica.

Patrícia, muitos bolos salgados que conheço são cremosos e pesados. Esse é de farelinho, ótimo.

Joaninha, experimente e me diga depois.

Oooooh, Camila, obrigada pelo carinho. Fico encantada.

Cláudia, obrigada pela explicação. Eu eu nunca tinha ouvido falar de chancliche na vida. Mas como diz meu pai: "...é vivendo e aprendendo...".

Beatriz Belliard disse...

que delicia, adoro este tipo de bolo, aqui chamam de cake, ainda nao tinha feito com salmao, que eu adoro ! bjs

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, você anda inspiradíssima, hein???? Estou amando ver tanta coisa boa!
Um beijo e ótima semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

O Cravo da Índia disse...

E eu que tenho um bom bocado de salmão fumado em casa, e estava sem ideias:)

Elvira disse...

Óptimo para um pique-nique de Verão requintado, com vinho verde fresco a acompanhar... :-)

Silvia Arruda disse...

Que bolo lindo, hein? É do tipo que eu gosto de fazer... fácil e saboroso!!

Laurinha disse...

Nunca experimentei um bolo salgado assim, fofinho. Vou experimentar fazer.
Beijinhos,

Sylvia disse...

Adorei ,normalmente nao gosto de bolo salgado por ser muito pesado.Este parece fofinho e o salmão deve ter dado um toque especial.Parabéns pela receita e obrigada por compartilhar la conosco
Bjs

Lua Limaverde disse...

Agdá, adorei a receita, se eu não achar o salmão você sugere outro recheio? Bj.

Fer Guimaraes Rosa disse...

esse vai para a minha longuissima 'to do list' ! ;-)

Agdah disse...

Bia, então "cake" aí é bolo salgado?

Verena, é pura necessidade de usar coisas guardadas na geladeira, que eu compro e esqueço.

Cravo, aproveite, então.

Elvira, eu ainda tenho que provar esse famoso vinho verde português.

Silvia, ficou fofinho.

Luna, o danado do bolo ficou foi bom com o salmão, mas se estivesse em Salvador usaria lasquinhas de bacalhau refogadinho em alho e cebola(sequinho), qualquer outro peixe defumado ou até camarão seco reidratado ou aquele salgado, demolhando um pouco para eliminar o excesso de sal. Em todos esses casos seria bom atentar para o sal e tembém substituiria o endro por coentro picadinho. Creio que até peito de frango defumado, cairia bem.

Fer, a minha cresce cada dia mais.

Marizé disse...

Eu tambem acho que não conseguia resistir em deixar arrefecer. Que coisa boa. Parabens.

Heidi disse...

Agdá,
Que lindo este bolo, nunca tinha visto nada igual.
Abraços.

Cris disse...

Que delícia, ficou parecendo um cornbread temperadinho, yummy, eu amo este tipo de receitas!

oquefazerprojantar??? disse...

que sugestão interessante! é uma novidade para mim e parece delicioso

Brites disse...

Uma saudável alternativa à bola de carne.. nunca tinha pensado na versão peixe, principalmente com queijo de cabra... adorei!
Beijinhos.

M. disse...

Hummmm, que excelente ideia, adorei!!!
Bjs,
M.