Comida de Anjo

DSC05238

Estava com vontade de comer algo doce e leve, que satisfizesse o desejo sem sabotar a dieta. Ao deparar com o tal "Angel Food" (comida de anjo) no mercado, lembrei de algodão doce e me ocorreu procurar uma receita para testar. Creio que a popularidade desse bolo deva-se ao fato de ficar levíssimo e não incluir gorduras.

angel1

Em casa, com tudo pronto, notei que necessitaria de uma forma de buraco no meio, com fundo desmontável, da qual eu não dispunha. Resolvi o problema fazendo bolinhos em forminhas laminadas. Angel Food cupcakes...

DSC05243

Fiz, também, um mini bolo e constatei que a forma desmontável é essencial, pois com a leveza e tendência da massa a grudar, torna-se difícil desenformar o bolo sem danos.

Bolo Comida de Anjo de Baunilha
1/2 xícara (chá) de açúcar mais 1/4 de xícara para reservar
1 favo de baunilha
1 xícara (chá) de farinha para bolo peneirada
6 claras de ovos
1/2 colher (chá) de cremor tártaro
1/4 colher (chá) sal
1 colher (chá) de suco de limão

Pre-aqueça o forno (180 graus). Abra o favo de baunilha e raspe as sementinhas de dentro com uma faca. Usando os dedos, misture-as à 1/2 xícara de açúcar. Peneire a farinha e misture ao açucar. Mexa com um batedor de arame.

Na batedeira elétrica, bata levemente as claras em alta velocidade, somente até que espumem. Adicione o cremor tártaro e o sal. Continue batendo até ponto de neve. Adicione, então, o 1/4 de xícara de açúcar que ficou reservado, 2 colheres de cada vez. Bata até o ponto de neve dura. Coloque o suco de limão. Vá peneirando a mistura de farinha e açúcar sobre as claras aos poucos e incorporando cuidadosamente .

Coloque a massa em forma apropriada, sem untar. Asse por 50 minutos ou até que esteja corado por cima e esponjoso ao toque. Retire do forno, coloque a forma inclinada de cabeça para baixo e deixe esfriar nessa posição. Utilize uma espátula para soltar o bolo da forma depois de frio. Sirva acompanhado de geléias, creme de chantily ou calda de chocolate.
Fonte: Cooking Light

19 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

que de-li, Ana!
esse bolinho fica otimo pra rechear com frutas frescas e chantily naqueles dias quentes--que acho que voce nao tem muitos ai na bay area, nao? bjaoo,

Eli disse...

Menina isso é um luxo! Amei!!

Cláudia A. disse...

Maravilhoso Agdá, que coisa delicada!

Elvira disse...

Conheço muito bem esse bolo. Uma vizinha dos meus sogros sabe fazê-lo lindamente. Coloca a forma virada para baixo, com o buraco enfiado numa garrafa, para ele ficar levíssimo. Ele chama o bolo um "chifon". Delícia!

Joaninha disse...

Pode até ter tido dificuldade em desenformar mas daqui parece óptimo, tipo fofinho, fofinho, fofinho... E então com o doce por cima parece delicioso! Além disso é também uma óptima idéia para utilizar claras que muitas vezem sobram. :-D

Agdah disse...

Fer, realmente aqui o verão é curto. Mas tendo vindo de Chicago, não posso reclamar.

Eliana, que bom que gostou.
Cláudia, é delicado mesmo. Só vendo.

Elvira, eu tenho curiosidade de provar esse chifon.

Joaninha, adorei Haruki. Obrigada pela visita.

Cláudia disse...

Nossa, que delícia e que prato mais delicado. O sabor também deve ser maravilhoso. Deu água na boca!
Abraços
Cláudia B.
=^.^=

paula disse...

que delicia

alem de ter um aspect fofinha,quase que lhe sinto o sabor :) hummmmmmmmmmm

Patricia Scarpin disse...

Gostei tanto da sua idéia de usar forminhas de muffin, Adgá! Estou pensando em fazer angel food cake há séculos e não fiz porque não tenho a tal forma própria, com pezinhos...

Lua Limaverde disse...

Fofíssimo, nunca tinha ouvido falar. Beijinho, Agdá (já já tô voltando). :)

Carla Ventura disse...

Hum...q delícia! parece tão fofinho! Eu quero :)

Agdah disse...

Claúdia B., Paula, obrigada pela visita. Fico feliz que tenham gostado.

Aff, Patrícia, imagine eu não tenho forma desmontável com buraco no meio, quem dirá uma com "pezinho"...

Luna, darling, que os bons ventos a tragam de volta e logo. Tô morrendo de saudades dos seus quitutes!!!

Carlinha, pena que não dá pra mandar. Mas, por outro lado, vç pode vir comer aqui.

Beatriz Belliard disse...

fica tao lindo este bolo, estou para faze-lo ja faz meses, mas nao encontro creme tartaro aqui, acho que vou tentar sem !

Cinara disse...

Maravilhoso, Agda! Eu também nunca fiz Angel Food Cake porque não tenho a fôrma adequada... Mas os seus bolinhos ficaram perfeitos!! Vou testar com certeza... ;o) Bjs!

Cris disse...

Costumo visitar o seu bolg, passo por cá diáriamente, nunca deixei comentário, mas depois de ver esta receita, tive que deixar algumas palavras pois nunca vi nada assim fiquei mesmo maravilhada, nunca tinha ouvido falar dessa receita, o bolo é delicado, branquinho por dentro e por fora tem uma côr bonita, gostei muito, vou experimentar mesmo sem a forma recomendada para a receita.
Beijinhos

Wal disse...

wal
Agdah, você pode encontrar a forma de buraco no meio em casas de coisas mexicanas, foi numa destas que comprei para o meu filho que mora nos States.

Unknown disse...


追蹤
監聽
跟蹤
拍照
調查
錄音
針孔
偷拍
錄影
竊聽
定位
監控
跟監
跟人
行蹤
追蹤
租車
gsm
汽車
機車
怪手
偷拍
針孔
跟監

Unknown disse...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 婚禮顧問 婚禮顧問