Frico

DSC05667

Para quem aprecia o gostinho de queijo tostado, frico é um deleite. Segundo a revista Cook's Illustrated, esse waffer crocante de puro queijo, que derrete na boca, é originário da Itália.

DSC05668

Tanto no forno quanto no fogão, o preparo é facíl. Pode-se usar queijos variados, acrescentar ervas, condimentos e/ou especiarias para enriquecer o sabor, e até o formato pode variar conforme a criatividade de cada um. Já fiz tubinhos. cones e cestinhas para saladas. Ficam todos muito bonitos.

DSC05672

Gosto de servir frico com sopas cremosas ou colocar uma travessa cheia deles para os amigos beliscarem enquanto conversam. Se por acaso esqueço, eles sempre se incumbem de me lembrar.

Frico Básico de Forno

Queijo Parmigiano-Reggiano, ralado na hora

Pré-aqueça o forno (180 C). Em assadeira anti-aderente, espalhe o queijo ralado, formando círculos. Asse por 8 ou 10 minutos até começar a dourar. Utilize uma espátula para removê-los.

20 comentários:

Beatriz Belliard disse...

isto é uma tentaçao ! adoooro ! bjs

Lídia Lopes disse...

Que ideia interessante! Nunca provei...

Cláudia A. disse...

Eu também adoro. Comi um com pimenta rosa no dia das mães que estavam um arraso. Pelo jeito você está na cheese season. Beijo.

Cláudia A. disse...

Eu também adoro. Comi um com pimenta rosa no dia das mães que estavam um arraso. Pelo jeito você está na cheese season. Beijo.

Márcia disse...

Menina, nunca tinha visto isso!!! Sempre vi feeito na figideira, mas assim achei mais fácil. Adorei!!!
Bjos.

Patricia Scarpin disse...

As suas receitas e idéias são sempre muito interessantes, Agdá - acho que vou inventar moda com isso aqui no almoço de amanhã. ;)

Fer Guimaraes Rosa disse...

croc!! :-)

O Cravo da Índia disse...

É uma tentação, de facto... e já estou a imaginar as variações maravilhosas que isso deve permitir, com as ervas e as especiarias

Cris disse...

Eu gosto muito do sabor do queijo tostado e descobri esse sabor depois de fazer uma tosta de queijo, derreteu bem para fora das fatias de pão e ficou derretido na tostadeira e ficou tostado, quando provei achei delicioso, então quando faço uma tosta deixo sempre algum queijo fora do pão para que toste, é muito bom!!!!

Joaninha disse...

Agdah, essas suas duas últimas receitas deixaram-me com água na boca. Queijo é daquelas coisas deliciosas que caem sempre bem e as suas sugestões parecem-me deliciosas. Nunca tinha visto nada parecido com este Frico, parece-me delicioso, e uma óptima idéia para um petisco rápido e simples de fazer! Obg! Bjinhos

Gorete disse...

que idéia!
nunca tinha visto, mas é um efeito que a gente pode conseguir tb com o queijo coalho. que achas?
bjs

Natércia Ramalho disse...

Amo suas receitinhas essa faz crescer água na boca.um bjs Natércia...

Eli disse...

Que legal isso! E fica tão bonito!!

Valentina disse...

Pecado isso Agdà!! que delicia. E difícil de comer um só.Adorei a ideia de colocar ervas neles. Assim nunca tentei.

Elvira disse...

Muito bom! :-)

Já experimentou colocar as bolachinhas de queijo sobre um rolo da massa ou uma garrafa, logo à saída do forno...? Ficam com uma forma muito bonita.

Cinara disse...

Agdah, eu não conhecia isto, menina! E olha que eu amo queijos... Vou fazer sem dúvida alguma! ;o) Beijos e uma ótima semana para você!

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que coisa maravilhosa!!! Fiquei imaginando derretendo na boca...hum! Isso com uma sopinha deve ser tudo de bom!
Obrigada pela dica!
Beijinhos!
www.mangiachetefabene.wordpress.com

Lua Limaverde disse...

Agdá, você é uma enciclopédia gastronômica! Aprendo muita coisa por aqui. Beijos!

Agdah disse...

Bia, nós aqui também gostamos muito.

lídia, então corra e faça logo. Garanto que vai gostar.

Cláudia, queijo é uma das poucas coisas que minha "Pisquilinha" gosta e por isso, apesar de estar fora da minha dieta, não pode faltar aqui em casa.

Patrícia, ïnventar moda" é ótimo.

Fer, adoro suas onomatopéias. alíás, seu post sobre rúcula foi que me fez lembrar de frico.

Cravo, vç tem razão, as possibilidades são ilimitadas.

Cris, eu faço a mesma coisa.

Joaninha, essa é a mágia dos blogs gastronômicos, são de dar água na boca.

Gorete, eu adoro o sabor do queijo qualho tostadinho, mas não sei se daria para fazer frico, de qualquer jeito, não custa tentar.

Natércia, obrigada. Me alegro que tenha gostado.

Eliana, as cestinhas ficam lindas.

Valentina, o queijo por si só é legal mas a mania de querer experimentar e variar é que futuca essas coisas.

Elvira, Já fiz esses e ficam muito bonitos.

Cinara, e vicia, viu?

Verena, bom com sopa e com café.

Luna, obrigada. Eu tenho aprendido tantos com os nossos blogs e engordado muito também. Adoro essa troca e interação.
























Márcia, quando faço pouquinho, uso a frigideira, mas quando tenho visitas acho mais rápido no forno.

Cris disse...

Que delícia, eu não sabia que podia fazer no forno... olha só que legal!