A Moqueca Impostora

moq1

Fiquei surpresa quando recebi e-mails solicitando a receita dessa moqueca que apareceu no post anterior. De tão simples que é, nem me ocorreu postá-la. Acho que a chamam de "impostora" por não levar leite de coco ou azeite de dendê, ingredientes tradicionais na Bahia.

Tinha planejado tirar um monte de fotografias das iguarias e refeições lá em casa, mas sempre que sacava minha maquininha, percebia sobrancelhas se movimentando, olhares a se cruzar e fazia-se um silêncio tenso, de respiração presa, para não atrapalhar minha concentração na foto, acho eu. O mais hilário era explicar o conceito de blog de culinária. Por fim, resolvi deixá-los à vontade e me deliciar com a comida e a prosa.

Moqueca Impostora

1 kg de bacalhau demolhado
Cebolas em rodelas
Tomates em rodelas
Pimentões em rodelas
Pimenta a gosto
4 dentes de alho amassado
Coentro
Cebolinha verde
Suco de limão
2 chuchus, em cubos
4 colheres de sopa de azeite doce
1 colher (chá) de extrato de tomate ou urucum em pó.

Refogue o alho amassado no azeite doce e adicione o extrato de tomate, 1/2 xícara de água quente e parte do coentro e cebolinha. Deixe apurar e alterne camadas de bacalhau, chuchu, rodelas de cebola e temperos verdes. Acrescente a pimenta. Regue tudo com o suco de limão e deixe cozinhar tampado, em fogo baixo, até que o bacalhau e chuchus estejam macios. Sirva com arroz.

9 comentários:

Geórgia disse...

Hahaha, sinto o mesmo que você, porém aqui em casa todos adoram as novidades que preparo, então todos têm que esperar pela foto. Bjs. :o)

Eli disse...

Essa vou fazer e logo, logo. E que cor linda que fica né?!

Agdah disse...

Geórgia, pois é. A galera lá também gosta mas estranha muito esse negócio de fotografar a comida. Obrigada pela visita.

Eliana, é uma alternativa para quem tem restrições de coco e azeite na dieta.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, que delicia! acho que vou fazer com o bacalhau fresco. Minha mae me mandou dois pacotes de urucum, que eu ia fazer uma moqueca indigena num evento, mas no final nao usei. Vou aproveitar pra gastar. :-)) beijao,

Agdah disse...

Fer,menina, você está danada nos eventos, hein?

Cláudia A. disse...

Deliciosa moqueca impostora!! Aqi em casa bacalhau é muito apreciado. Um beijo e um ótimo dia das mães.

Pri disse...

Hum, Agdá... que delícia.
Nunca comí moqueca... pq geralmente leva camarão... que não ligo muito.
Esta receita me parece bem básica... amei.
Sou "paixonada" por peixinho.
Ah... lindas suas férias.
Bjinhos.

Agdah disse...

Pri, lá na Bahia tem moqueca de tudo e de todo tipo, menina.

Elvira disse...

Sem leite de coco, parece tal e qual a caldeirada portuguesa. Adoro! :-)