Pão de Queijo

DSC05623

Como a tradição de comer pão de queijo mineiro não é muito peculiar entre os baianos, polvilho não consta dentre os ítens indispensáveis que trago na volta do Brasil. Só que de vez quando, bate lá uma vontadezinha de tentar preparar essa especialidade brasileira e foi assim, que Fer e Márcia me ajudaram a sair da escuridão e enxergar o tal tapioca starch, vulgo polvilho, que estava bem debaixo do meu nariz o tempo todo. Minha mãe costuma dizer que "quem não sabe é como quem não vê ". Agora, posso atestar que é verdade.

Uma vez de posse do ingrediente-chave, o problema era encontrar uma receita descomplicada que, de preferência, oferecesse alternativas para substituir o queijo de minas. A solução veio daqui. Achei fantástica a idéia de combinar queijo feta e muçarela. Como o tapioca starch não apresenta aquele azedinho característico, a opção parecia perfeita para equilibrar as coisas.

DSC05616

Tive que usar minha intuição quanto ao ponto da massa, pois a receita não especificava a quantidade exata de polvilho. Acho que da próxima vez, até usarei menos. O tempo no forno também foi estimado. E assim aconteceu minha primeira aventura na produção de pão de queijo.

Pão de Queijo

1/2 xícara (chá) leite quente (usei desnatado)
1 colher (sopa) de manteiga
200 g de queijo Feta (usei o desnatado)
100 g de muçarela ralada
400 a 500 g de polvilho (usei menos que 400 g)
1 ovo
Sal, se necessário

Aqueça o leite e a manteiga. Escorra o líquido do queijo feta e amasse com um garfo. Misture à muçarela. Acrescente o leite quente, o ovo levemente batido e o polvilho. Misture bem até o ponto de poder fazer as bolinhas. Coloque em assadeira levemente untada. Asse em forno pré-aquecido a 200°C até que dourem ligeiramente (15 a 20 min).

21 comentários:

Eli disse...

Minha paixão, agora são 5hs da manhã aqui no Brasil e os meus já estão no forno. Ficaram lindos!

Joaninha disse...

Vou ter de experimentar :-). Ficaram lindos...

Patricia Scarpin disse...

Achei que ficaram ótimos, Agdá - sua adaptação foi perfeita!

Lua Limaverde disse...

Legal, Agdá, pelas fotos parecem perfeitos! Nunca fiz pão de queijo, tenho que fazer um dia! :)

Natércia Ramalho disse...

AMEI SEU BLOGO,E SUA RECEITA.UM BEIJO...NATÉRCIA

Fer Guimaraes Rosa disse...

que fofinhos!! bem diferentes dos meus... ai, que deprê... beijao, Ana! :-)

Agdah disse...

Eliana, eu também acordo assim cedinho.

Joaninha, eu adorei.

Patrícia, graças à Deus pela Internet.

Luna, pão de queijo mineiro é popular aí?

Natércia, obrigada pela visita.

Fer, fique triste não, só consegui graças a você, menina.

Cláudia A. disse...

Que lindos Agdá (descobri que seu nome é Ana mas vou fingir que não sei de nada). Nunca acerto com pão de queijo, os meus sempre abaixam. Já os seus estão uma perfeição. Beijinho.

Elvira disse...

Liiiiiiiiindos! Adoro pão de queijo! :-)

Cris disse...

Hum, fiquei com água na boca, sexta-feira, hum... vem uma amiga aqui, boa dica! Dê uma olhada no meu blog que tem um pão de queijo sem queijo infalível! Beijos!

Agdah disse...

Cláudia, muita gente me dizia que é difícil acertar com pào de queijo, se é assim, eu tive sorte.

Elvira, eu também gosto.

cris, vou lá checar mesmo.

Natércia Ramalho disse...

Agdah.farinheira é um enchido.tipo chouriço e que leva farinha, nós aqui chamamos de farinheira.risos.um bjs Natércia

Flor de Sal disse...

Adoro pão de queijo, mas o meu nunca sai lá muito bom! Bem ... posso sempre pedinchar para as minhas amigas brasileiras fazerem! O seu tem realmente muiiiiito bom aspecto!!!

Agdah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agdah disse...

Natércia,, obrigada pela explicação. Agora eu entendi.

Flor, aquele feito com o polvilho e queijo originais tem um sabor muito melhor, mas esse dá muito para o gasto.

Beatriz Belliard disse...

nunca tinha pensando em feta para o pao de queijo, aqui sempre faço com parmesao, fica um pouco seco. Vou experimentar aqui com feta ! bjs

Valentina disse...

Agda, pela quantidade de leite e manteiga usada com certeza menos de 400g. pois com 500g se usa 1 1/2 xicar xicara de leite e mais um tanto de óleo que corresponde a 1/3 da quantidade do leite. Ficaram lindissimos os teus paes. por aqui se procura tapioca flour. Acho tanto em lojas de produtos brasileiros e portugueses como numa loja de produtos naturais aquei da minha cidade, que vende quase todo tipo de farinha.bjocas

Paula disse...

Nunca fiz pão de queijo mas há muito tempo que estou com vontade de experimentar.

Paula19 disse...

O coemntário acima émeu. Esse user name não dá.

Unknown disse...

Ola Agda ...seus paes ficaram lindos ...mas so tenho uma duvida ...qual polvilho vc usou ..o doce ou o azedo ?? Agradeco desde ja se tiver um tempinho para responder .

Agdah disse...

Adenice, eu acho que esse polvilho era doce. Como aqui não tenho muitas opções, usei o que encontrei.