Pão de Feijão

bean1

Uma das coisas que aprendi aqui na América foi a sempre examinar a lista de ingredientes e informação nutricional nas embalagens antes de comprar qualquer produto. Quando em casa, no Brasil, adoro passear pelos supermercados verificando tudo. Às vezes, percebo que as pessoas me olham com estranhamento, pois essa prática ainda não é muito comum por lá. Esse ano, com as trans em evidência, fiquei surpresa diante da quantidade de produtos contendo gorduras parcialmente hidrogenadas nas prateleiras. Espero que os consumidores tornem-se cada vez mais conscientes.

A receita do pão veio daqui e fiquei tão entusiasmada que resolvi experimentar metade da receita ontem mesmo. Sempre tento embutir mais proteínas e nutrientes na alimentação do marido, que tem fases de vegetariano, e da Pisquilinha, que não gosta de comer. Por questão de praticidade, preparei a massa na máquina de pão, ou "panificadora". Todos aprovamos, não se percebe a presença do feijão e só achei que precisava um pouquinho mais de sal.

Pão de Feijão

1 xícara (chá) de leite morno
1 pacotinho de fermento para pão
1 xícara (chá) de feijão cozido apenas em água, amassado
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga (usei azeite de oliva)
3 ou 4 xícaras (chá) de farinha especial para pão

Dissolva o fermento no leite morno e deixe descansar por 5 min. Ao final desse tempo, a mistura deve estar espumante. Em uma tigela grande, ponha todos os ingredientes e a mistura do fermento. A quarta xícara de farinha deve ser colocada aos poucos e se necessário. Trabalhe a massa até que fique uniforme e macia. Coloque na tigela untada, cubra com pano úmido e deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora. Desinfle a massa, cubra e deixe crescer novamente, até dobrar de volume. Divida a massa, modele os pães e coloque em forma ou assadeira untada. Cubra e deixe crescer por mais 45 minutos. Pincele com azeite de oliva ou gema de ovos, se desejar, e asse em forno bem quente (180 a 190) por 40 minutos aproximadamente.

22 comentários:

Valentina disse...

Agda, gostei demais desta receita. sou apaixonada por feijao.uso muito em saladas e dips. E esta foto esta tao convidativa. tem uma luz otima. durante a semana costumo estar em casa so a noite entao nem sempre tenho boa luz.invejo quem consegue fotos durante o dia no meio da semana.beijocas e um otimo,otimo dia.

Karen disse...

Que receita interessante!

Elvira disse...

Também tenho por hábito ler tudo o que vem escrito nas embalagens. Dou prioridade à comida orgánica e recuso "trans".

Esses seus pães são bem interessantes. :-)

Patricia Scarpin disse...

Se você me desse esse pãozinho maravilhoso eu jamais imaginaria que teria sido feito de feijão, Agdá - que delícia!

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, adorei a receita com o feijão. Devo confessar que não é meu alimento preferido mas acho que dessa forma deve ficar bem interessante além de levar as coisas boas que contém para a massa do pão! Vou testar!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Eli disse...

Super original. Seus pães ficam sempre tão lindos!

Silvia Arruda disse...

Agda, eu adoro feijão e fiquei com água na boca só de imaginar esse pãozinho. Uma ótima idéia!!

Agdah disse...

Valentina, iluminação à noite é realmente um problema geral dos fotógrafos de blogs, pois é tão difícil conseguir uma foto sem sombreado amarelo. Como eu não conto com recursos fotográficos, aproveito a luz do dia. Mas, o que fazer quando só temos tempo à noite? Meu sonho de consumo é a Nikon D80, que dizem faz milagres.

Karen, Elvira, eu pensei o mesmo ontem,..."Que receita interessante..."

Patrícia, menina, a idéia é essa. eles nem sabem do que se trata.

Verena, depois me diga como ficou.

Eliana, Obrigada. Eu acho que é por que uso farinha especial para pão.

Silvia, ficou delicioso com a sopinha que fiz.

Cláudia A. disse...

Oi Agdá, achei essa receita o máximo. Vou repetir aqui em casa e depois te conto o que achei. Me pareceu ótima.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, que receita bacana! Eu adoro feijao e vou ficar tentada a me aventurar nessa ideia desse pao. Tbm sou fanatica leitora de rotulos e me assustei com a qtidade de trans-fat em produtos brasileiros, especialmente num certo chocolate caresimo, que as pessoas pagam uma fabula e esta cheio da gordura bruxa. beijao!

Joaninha disse...

Olá Agdah! Este seu pão de feijão é muito, muito interessante...

É giro ler os vossos comentários e chegar à feliz conclusão de que afinal não somos nenhum "bicho estranho" quando ficamos paradas nos corredores dos supermercados e restantes lojas de produtos alimentares. É por essa razão, entre outras, que gosto de ir às compras de supermercado sozinha pois infelizmente ninguém tem a paciência necessária para este tipo de "análise" que considero fundamental :-). Quando não o consigo fazer prefiro não comprar nada :(.

Agdah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agdah disse...

Cláudia, aguardarei os resultados.

Fer, pois é, bruxa mesmo. E fiz greve de ovos da Páscoa esse ano.

Joaninha, você agora disse tudo. Essa análise cuidadosa só pode ser feita quando estamos desacompanhadas, pois há que ter paciência.

Julie Sol disse...

Uma delicia de pãozinho.
Só utilizo feijão nas sopas ,saladas etc:
Mas nunca imaginei fazer uma delícia destas.

PARABÉNS


Julie Sol

Cláudia disse...

Agdá, amei o seu blog, e eu nunca tinha visto um pão de feijão. Todas as receitas de pão que eu vejo eu tento fazer na máquina de pão, como vc disse, é possível então já está lá. Sua saladas com milho e macarrão, abacate e tudo mais me inspiraram bastante. Parabéns.
Beijos e prazer em conhecê-la.
Cláudia B.
=^.^=

Agdah disse...

Julie e Cláudia, obrigada pela visita e incentivo. Voltem sempre.

Floppy disse...

Bem, deve ser óptimo!!! Mas é um pão doce, não é?

Também, vou esperimentar na máquina do pão :)

Agdah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lídia Lopes disse...

Também adorei a receita.
Beijos e bom fim-se-semana!

Akemi disse...

Agdá, adorei a receita! Vou preparar aqui em casa! Também estou com aquele bolo verde de espinafre na minha lista! E ela só cresce! rss

Agdah disse...

Floppy, me equivoquei e te dei a resposta para o comentário errado. O pão não fica doce, não. fica normal.

Lídia, menina, estava com saudades.

Akemi, eu já nem sei o que fazer para dar prioridade à minha lista é tanta coisa que quero experimentar.

Amanda disse...

I am writing from Alicia's Recipes where you found the pinto bean bread :) I wondered if you would grant me permission to post your photo with the recipe on the Alicia's Recipe website? Please let me know, sorry if the translation is hard to read. Thank you!

email: help@aliciasrecipes.com

Eu estou escrevendo de Alicia' receitas de s onde você encontrou o pão do feijão de pinto:) Eu quis saber se você me concederia a permissão afixar sua foto com a receita no Alicia' Web site da receita de s? Deixe-me por favor saber, pesaroso se a tradução é dura de ler. obrigado!