Arroz Indiano com Iogurte

DSC05472

O que mais admiro na culinária indiana é a inventividade e riqueza de sabores, aromas e texturas. Sempre fico imaginando como é que descobriram o uso para determinadas especiarias e como surgiu o casamento perfeito de condimentos nos mais diversos pratos. Coisas que nunca tinha imaginado juntas aparecem harmoniosamente em criações incríveis.

Desde que descobri esse arroz com iogurte, nunca mais senti saudades de risoto com creme de leite. Já experimentei diferentes versões, cada uma melhor que a outra. Dependendo da região de origem, o preparo difere. Pode ser simples ou com castanhas, lentilhas torradas ou coco ralado, servido com coentro picado, pimenta verde ou vermelha seca, sementes de romã e outras frutas. A receita hoje é de uma amiga indiana. Gosto da adição de assafétida, um condimento mal cheiroso e esquisito, de sabor exótico e diferente. Tem cheiro de chulé, por isso mantenho as latinhas bem fechadas. A assafétida dá um toque todo especial, mas pode ser excluída, caso não esteja disponível.

DSC05917

Arroz com Iogurte

3 xícaras (chá) de arroz cozido
Óleo de sua preferência
1 colher (chá) de sementes de mostarda preta
Folhas de curry (opcional)
1/4 colher (chá) de assafétida
1/2 colher (chá) de gengibre ralado
2 pimentas malaguetas picadas
1 1/2 xícaras (chá) de iogurte natural
Castanhas de cajú torradas
Sal a gosto
Sementes de romã

Aqueça o óleo e coloque as sementes de mostarda. Quando começarem a pipocar, acrescente as folhas de curry, o gengibre, a pimenta malagueta e a assafétida. Mexa rapidamente. Em seguida, acrescente o arroz, o sal, misture e retire do fogo. Deixe esfriar um pouco para acrescentar o iogurte e ajustar o sal, se necessário. Sirva com as castanhas e sementes de romã.

17 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Agdá, ri tanto do tal tempero. Só o nome já me deu medo. :)

Nunca comi arroz com iogurte, adoraria provar esta sua receita - excelente, como tudo o que você posta.

Natércia Ramalho disse...

Agdah tambem nunca comi arroz com iogurte,mas deve ser muito bom.um bjs...Natércia

Elvira disse...

Bem, eu, se fosse possível, comia comida indiana todos os dias!

Esse arrozinho está de fazer crescer água na boca.

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que delícia de receita! A foto já dá uma vontade louca de morder o monitor...e a possibilidade de usar iogurte me encanta, ainda mais com romã, castanha de caju e pimentas...hummm! Adorei! Nunca usei assafétida, já tinha lido sobre ela, mas nunca senti seu perfume!
Um abraço!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que delícia de receita! A foto já dá uma vontade louca de morder o monitor...e a possibilidade de usar iogurte me encanta, ainda mais com romã, castanha de caju e pimentas...hummm! Adorei! Nunca usei assafétida, já tinha lido sobre ela, mas nunca senti seu perfume!
Um abraço!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Agdah disse...

Patrícia, tenha medo não. apesar do nome e do cheiro sulfuroso, a bichinha dá um gosto bom. mas há quem faça o arroz sem ela.

Natércia, eu tenho que me controlar para não comer muito de uma vez só.

Elvira, os indianos são muito fiéis à comida deles, mas eu acho que todo dia enjoa. É muita especiaria...

Verena, darling, "perfume" é elogio, eu diria que está mais para "odor".

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, esse arroz esta lindo, lindo, lindo! Estava ficando toda entusiasmada quando li sobre o pozinho fedorento e murchei... Tive uma experiencia HORRORRRIVER num restaurante indiano aqui em Davis. Eh um lugar nao-americanizado, ou meio-americanizado e fomos la logo que inaugurou. TUDO o que eu pedi eu nao consegui comer, especialmente algo com iogurte que tinha esse cheiro de enxofre.. nao deu, nao deu.. fiquei deveras abalada com a experiencia. Talvez eu devesse tentar de novo, mas a primeira impressao foi muito abalante...

beijaoo,

Cláudia A. disse...

Que arroz lindo Agdá. Eu também faço arroz com iogurte com ervilhas congeladas para acompanhar um bom curry de frango. Fica booom.

Silvia Arruda disse...

Agda, só de ler esta receita já fiquei imaginando como este prato deve ficar bom!! Aprecio a culinária indiana e a mistura de castanha, iogurte e romãs deve ficar divina, não?

Eli disse...

Addah que diferente?! Eu também nunca comi arroz com iogurte mas fiquei super curiosa. :)

Joaninha disse...

Arroz com cheiro a chué??? :-DDD. Adorei a receita, espero encontrar essa tal de assafétida cá!

Agdah disse...

Fezoca, menina, sei bem o que é isso. A princípio quando provei comidas indianas tinha essa mesma impressão, mas depois peguei o gosto. É como farinha no nordeste, meus amigos estrangeiros dizem que tinham a sensação de estar comendo areia, mas depois, com o tempo se acostumaram de um jeito que não vivem sem. mas prove de novo depois que o trauma passar.

Cláudia, menina, é mesmo, arroz de iogurte com curry é "comfort food" de meu marido.

Silvia, eu adoro.

Eliana, é como Arroz a Piamontese só que ao estilo indiano.

Joaninha, se encontrar, vá com calma e use pouquinho de início para não ficar traumatizada como Fezoca.

Valentina disse...

Arroz com iogurte e otimo, nao?!/ Tambem gosto muito da culinaria indiana. principalmente a parte dos legumes pois os preparam com tanta criatividade.

Beatriz Belliard disse...

que delicia de arroz ! sabe que estou procurando este asafoetida por aqui faz tempo e nao encontro ! bjs

Cris disse...

Olha que engraçado, primeiro eu olhei a foto e fiquei pensando, não é possível um tempero ter este nome, quando li o texto e os comentários entendi tudo! Ficou lindo, as sementes de romã deram um toque especial.

Agdah disse...

Valentina, tem uns legumes amargos dos quais eu não gosto, mas geralmente os outros são ótimos.

Bia, eu só encontro em lojas de produtos indianos.

Cris, o nome só já é terrível.

Mr. Thoughts disse...

adorei seu blog! vou te adicionar nos favoritos do meu blog. td bem, é um blog meio nerd, mas afinal, os nerds também comem.. hahaha abraços

http://alucinogenado.wordpress.com/