Risoto Light de Aspargos e Ervilhas

rst2

Aprendi com minha mãe a evitar produtos enlatados ou em conserva, exceto é claro, certos produtos clássicos e considerados insubstituíveis, como leite condensado, ameixa em calda e queijo de cuia, que por sinal, não tem mais aquele gosto de antigamente. Nunca comíamos coisas que não encontrávamos in natura. Aspargos, por exemplo, só provei pela primeira vez aqui nos EUA. Logo, o incorporei ao meu cardápio, procurando utilizá-lo de diferentes maneiras. Foi assim, que descobri uma alternativa providencial, uma versão de risoto mais light, sem creme de leite. Dei minhas pinceladas aqui e ali, substituí umas coisinhas e acrescentei outras, até ficar como queria.

rst3


Risoto Light de Aspargos e Ervilhas

1 colher (sopa) de azeite doce
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados e amassados
1 xícara (chá) de arroz arbório
1/4 xícara (chá) de vinho branco
3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
Pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara (chá) de pinhões tostados
1 maço de aspargos cortados
1/2 xícaras de ervilhas congeladas
4 ou 5 xícaras de caldo de verduras para cozimento, ou o quanto baste

Aqueça o caldo de verduras e reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Adicione o arroz e deixe refogar por mais ou menos 1 minuto. Acrescente o vinho e mexa constantemente até evaporar. Vá acrescentando caldo quente em pequenas porções e mexa sempre, aguardando até que todo o líquido evapore para adicionar mais. Antes de acabar, e de completar o cozimento do arroz conforme a consistência desejada, adicione os aspargos e as ervilhas, permitindo que cozinhem o suficiente. Acrescente os pinhões, a pimenta-do-reino e o queijo ralado. Mexa e retire do fogo. Sirva com mais queijo ralado.

13 comentários:

valentina disse...

Agda, que delícia de receita. Sabe que recebi uns aspargos na minha cesta e esta seria uma otima ideia para o uso deles. Gosto muito de aspargos.

Agdah disse...

Valentina, eu amo aspargos de paixão e vivo procurando novas maneiras de utilizá-lo.

Unknown disse...

deve ser delicioso

Agdah disse...

Goretti, eu adorei. Fica muito cremoso do jeito que eu gosto.

Cláudia A. disse...

Eu també adorei. Tudo o que vai um verdinho básico me atrai. Um beijo.

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que foto linda!!! Risoto é mesmo um winner, não??? Eu não gosto de aspargos nem de ervilhas, mas está com um jeito muito saboroso!!!!
Parabéns pela foto!
Beijos.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Wal disse...

wal
Agdah, na torta toscana, a acelga é bem lavada, enxuta e picada para depois ser refogada. Ai ela é conhecida como Bok choy, a nossa branca, é Chinese cabbage.Como os pés da acelga dai são muito grandes, é melhor você diminuir a quantidade.

Agdah disse...

Cláudia e Verena, a grande vantagem é que além de ser um prato vegetariano, ainda tem baixo teor de gorduras, um MUST aqui em casa.

Wal, obrigada pela visita e pelas instruções. Assim que fizer dou o feedback, tá?

oquefazerprojantar??? disse...

Deve ser delicioso! Com a vantagem de parecer mais "leve" o que para nós é uma vantagem.
Gostei!! Obrigado pela ideia!

Marcia H disse...

Agdá, adoro risotos, combinando com aspargos então, nem se fala. Lindo esse set para milho, aliás, acho q fui galinha numa vida passada rsrsrs Povilho vc encontra em lojas asiáticas com o nome de Tapioca Starch, dá pra fazer também aqueles biscoitinhos de goma típicos da nossa terrinha.
bj

Patricia Scarpin disse...

Agdá, falou em risoto eu já fico interessadíssima: o seu está maravilhoso!

Os pinhões são pinoles ou outro tipo de pinhão?

Cris disse...

Verena, eu nunca postei risoto porque as fotos ficam horríveis, a sua está maravilhosa! Bjs!

Agdah disse...

Oquefazerprojantar, fica muito light e compouco teor de gordura.

Marcia, vç já está na ativa de novo? Que bom. menina, estou pra ir no mercadinho oriental pra comprar o tal tapioca starch.

Patrícia, são eles mesmos.

Cris, às vezes eu acho que a foto ficou horrível e deixo o post de molho, mas na última hora resolvo postar por falta de opção. Esta, por exemplo, não me agradou muito e nem ia postar mas no final todos dizem que gostaram e eu fico besta.