Chips de Abobrinha ao Forno

zuc3

Nas escolas norte-americanas, existia uma matéria chamada Home Economics, que se não me engano, corresponderia à Educação para o Lar no Brasil. Nessa aula, os alunos aprendiam tudo relacionado à administração doméstica, da utilização da máquina de lavar pratos e lavadora de roupas, até noções de costura e culinária. As receitas eram de fazer rir. Minha preferida era a Sopa de Cinco Latas, composta de cinco ingredientes enlatados que deveriam ser misturados e aquecidos. Estava pronta a sopa. Era hilário e eu me divertia.

zuc1

Hoje, vivendo aqui, compreendo a razão dessa obsessão pela praticidade e conveniências. Até tento colocar em prática alguns princípios básicos que aprendi na aula, como buscar receitinhas rápidas, planejar as refeicões com antecedência para não ficar baratinada, organizar a lista de compras, etc, etc. Claro, que na grande maioria das vezes, nada disso se concretiza, mas de qualquer forma, me recuso terminantemente a recorrer às latinhas.


Chips de Abobrinha ao Forno

1/4 xícara (chá) de farinha de rosca (usei panko japonês, como floquinhos)
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
1/4 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de alho em pó
1/8 colher (chá) de pimenta-do-reino

1/8 colher (chá) de pimenta vermelha em pó (adição minha)
2 claras de ovos (a receita pedia leite)
2 1/2 xícara (chá) de abobrinha em rodelinhas

Pré-aqueça o forno a 200° C.
Misture os 5 primeiros ingredientes. Passe as fatias de abobrinha na clara de ovo (ou leite se preferir), e depois na mistura de farinha de rosca. Disponha as fatias de abobrinhas empanadas em uma grelha untada, se tiver, e em seguida ponha uma assadeira rasa por baixo antes de levar ao forno. Caso não tenha a grelha, utilize somente a assadeira untada, tomando cuidado para não deixar as abobrinhas tostarem demais de um lado só. Asse por 30 minutos ou até dourarem. Sirva de imediato.
Fonte: Cooking Light

16 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Agdah bem me levantei agora mesmo e vi sua receitinha, até comia agora um pouquinho delicia.um bjs...Natércia

Valentina disse...

Agda, que delicia esta receita. Adorei pois gosto muito de abobrinhas e esta e uma epoca otima para elas.

Unknown disse...

Está com ar divinal...

Cris disse...

Acho que esta receita vai pintar aqui logo... eu me lembro que no colégio tinha uma matéria chamada Economia Doméstica, eu não fiz, era um curso opcional, mas a gente sempre testava as receitas das meninas. :-) Bjs!

Eli disse...

Agdah eu sou fã de abobrinha e feita dessa maneira me encantou muitissimo!

Patricia Scarpin disse...

Agdá, adorei o post. Muito mesmo.
A nossa cultura aqui é diferente daí por isso a gente não entende certas coisas, né? E vice-versa.

Adorei os chips pois sou muito fã de abobrinha e também pelo fato de terem sido feitos no forno.

Mangia che te fa bene disse...

Hummmmmm, adorei a idéia dos chips, ainda mais no forno...vou fazer logo, logo, tenho abobrinhas na geladeira!!!
Quando fiz intercâmbio a matéria Home Economics na minha escola era sobre a Economia dos USA...também muito legal a aula pois o professor era um maluco muito engraçado! Não fiz a matéria sobre Economia Doméstica, com certeza teria gostado de aprender as dicas!
Um beijinho e tenham um ótimo final de semana.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Unknown disse...

Esses chips de abobrinha pelo jeito correrão o mundo :D
A idéia é genial, vou fazer com certeza!
Beijos

Agdah disse...

Meu povo, uma correção: leia-se "hilário" onde antes havia "ilário".

Maria Helena disse...

Adorei!!!
Mais uma de abobrinha pra minha "coleção"... e ainda por cima no forno!!!

Beijocas e um ótimo final de semana.

Cláudia A. disse...

Eu amei a utilização do panko, fica tão mais bonito. O fato de serem assadas também é ótimo. São ótimas.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, eu numa classe de economia domestica iria tirar F, porque o que eu menos tenho eh organizacao--o meu backstage culinario eh um caos! :-))

Adorei esses chips e ainda mais a dica de assar na grade. Eu iria colocar direto na forma, e com certeza iria colar no fundo. Mas com a grade tenho certeza que o sucesso eh garantido.


beijao,

Agdah disse...

Natércia, então corra e experimente.

Valentina, aqui também elas estão lindas.

Goreti, o gosto ficou bom também.

Cris, é lamentei quando soube que atualmente não é mais oferecida.

Eliana e Patrícia, eu sou fanática por tudo que vai ao forno.

verena, essa matéria também era chamada "Home Making" em alguns lugares.

Dadivosa, fico feliz que tenha gostado.

Ma. Helena, dá pra comer com a consciência tranquila.

claúdia, eu uso muito panko na minha cozinha.

Fer, deixe de bobagem pois eu vi a foto da sua cozinha, e do interior sua geladeira e me parecem bem certinhos. Lembre de untar a grade.

Geórgia disse...

Eu também sou fã de abobrinha, já anotei para testar no fim de semana. Bjs. ;o)

Beatriz Belliard disse...

adorei esta receita , para mudar um pouco, e super simples, adoro abobrinhas e tento fazer de formas diferentes sempre. bjs

Elvira disse...

Pois, sopa de latas... ;-D

Prefiro os seus chips e de bem longe! :-)