O Bolo Misterioso

flour1

Algum tempo atrás, Goretti mencionou um bolo diferente, meio cremoso por dentro. Até pensei que fosse o petit gateau, mas não era. Ao ouvir falar dessas guloseimas, sempre fico desassossegada até conhecê-las. O tal bolo não me saia da cabeça, mas como é muito rico em calorias e gordura, eu hesitei.

flour2

Ontem, resolvi testar a receita e levei para Dada meredar com os colegas. A foto acima foi autoria deles, que até esqueceram de incluir a calda, na pressa para comer. Meus colaboradores aprovaram. O bolo é elegante, delicioso e o melhor de tudo, facílimo. Adorei.

Flourless Chocolate Cake

280 g de chocolate meio-amargo, picado
60 g de chocolate amargo, picado
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar granulado
2 colheres (chá) de café instantâneo extra-forte
3/4 xícara (chá) de água fervente
1 1/2 xícaras de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
6 ovos grandes
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma desmontável média (diâmetro de 9 polegadas). Forre o fundo da forma com um disco de papel manteiga e unte-o também. Reforce o fundo da forma com papel alumínio para evitar vazamentos indesejáveis.

Coloque os chocolates e o açúcar no processador, pulsando até granular. Dissolva o café na água fervente e vá acrescentando pelo bocal. Processe por 10 ou 15 segundos, até o chocolate derreter. Mexa com uma espátula, agregue a manteiga e bata novamente até incorporar. Em seguida, adicione os ovos e a baunilha. Continue processando, cerca de 8 segundos, até que a mistura fique cremosa. Coloque na forma. Ponha em assadeira rasa e leve ao forno por 55 a 60 minutos ou, até que as extremidades e centro estejam bem firmes. Retire do forno deixe esfriar na grade por 30 minutos. Cubra e refrigere ou sirva ainda morninho, acompanhado de calda de framboesas.
Fonte: CBS News

22 comentários:

semente de sésamo disse...

Parece delicioso...

Unknown disse...

Deve ser mesmo esse. O da foto está com um aspecto delicioso. Se ficar em casa este fim-de-semana irei fazer. Thanks
Beijinhos Goretti

Angela Oeiras disse...

Fabuloso... e eu que sou fan de chocolate....ummmmmmmm

Eli disse...

Nossa parece ficar bem úmido, achei fantástico! Aí que vontade de tirar um pedaço. :)

Elvira disse...

Que bolo mais tentador! Você é uma fada, Ana. :-)

Cláudia A. disse...

Querida Agdá, esse bolo deveria se chamar Bolo de chocolate maravilhoso ou, que sabe, bolo de chocolate fabuloso. Menina, que coisa mais linda!!

Lua Limaverde disse...

Belíssimo, esse é o tipo de receita pra fazer pros amigos, se eu fizer só pra mim e o marido, já viu! :)

Diego disse...

Meu Deus, isso não se faz uma hora dessas...Fiquei babando aqui. E como não é uma receita muito complicada, até me animei a fazer. Vou testar no findi.
Bjs

Joaninha disse...

Bem.... eu já ando a evitar fazer bolos porque ultimamente não tenho feito outra coisa, mas depois de ver isto fiquei como você, desassossegada :D. Vai ter de ser, e a calda que mencionou também deve ficar deliciosa.
Ana,obrigada pela dica do papel de alumínio, fiquei mesmo triste com a situação :-( mas para a próxima já sei como fazer.
Bjs

Marcia H disse...

Lindo bolo, calda de framboesas uhmmmm
Será que dá para substituir o café? O que vc acha? eu nao gosto de nada com gosto de café, além do próprio e simples café ou café au lait - e sempre sem acúcar rsrs entao doce com gosto de café necas!
Bj

Fer Guimaraes Rosa disse...

djizuis craist, Ana! o que eh isso! vah de retro calorias! :-))

Esse Dada eh mesmo um sortudo, nossa, que maravilha de bolo. Fico so na apreciacao das fotos, porque nem ousaria tentar fazer um bolo desses, durante essa marola de bad kitchen days que estou tendo...

beijao! :-)

Diogo disse...

Nooossa, adorei, me amarrei, e o farei!!!

Mas deixa eu te dar uma dica: se a gente comer sem culpa, pensando positivo, não engorda não. Vai por mim ;-)

Bjão, Diogo.

DocesCozinhados disse...

As framboesas dispenso mas esse bolo de chocolate deixa-me a babar!!! Assim bem húmido como eu gosto! Espectáculo!

Natércia Ramalho disse...

Agdah delicioso o se bolo ui mais logo fico tão gorda que não dá mais.um bjs Natércia...Agdah gorgete é tipo abobrinha parcido com pepino é muito bom não sei se me fiz perceber.

Geórgia disse...

Uma delícia, sou suspeita, pois adoro os bolos molhadinhos. Bjs. ;o)

Irina disse...

Meu Deus que bolo delicioso, eu já comia uma fatia...
Bjinhos ;)

Patricia Scarpin disse...

Menina de Deus, isso aqui deve ter umas 550 milhões de calorias. risos

Agdá, parece delicioso, amiga. Sério mesmo - fiquei bobinha aqui olhando.

A simplicista... disse...

Nossa, que tentação! Não consegui para de ver a foto e até voltei ao blog para revê-lo... hehehe

Já está na minha lista de pratos imperdíveis para o futuro!

laila radice disse...

Agdá que estpetáculo esse bolo! ia lendo a receita, já pensando em usa-la no niver do papis, quando me deparei com 1 1/2 de manteiga...caramba se nao estou errada são 300g nao é isso...mas deve valer a pena pq esta lindo, lindo lindo! e a decoração ficou puro charme! bjos e parabens pela belezura!

Agdah disse...

Juinha, os rapazes devoraram tudo, então é um bom sinal.

Goretti, espero que seja mesmo.

Alegna, adorei seu blog verde.

Eliana, creio que fique mais sequinho por fora, só que preferi não arriscar logo de primeira.

Ôôôô, Elviiiira, obrigada. É muita honra.

Cláudia, é realmente uma tentação.

Luna, tem que ter companhia mesmo.

Diego, é tran-chan. Não tem erro.

Joaninha, meu lema é "nunca desanime".

Márcia, em vez de substituir pode deixar o café de fora.

Fer, o sobrenome dele é "calorias".

Diogo, você é que pensa. Eu engordo só de olhar ou pensar.

Doces, eu adoro framboesas e combinam tão bem com chocolate...

Natércia, obrigada pela explicação.

Geórgia, então esse é pra você.

Irina, eu comia tudo e por isso, dei logo um jeito.

Patrícia, é pior que o "Awesome Blossom" em termos de pontos WW.

Simplista, obrigada pela visita. Que bom que gostou.

Laila, é isso mesmo, 300 g. Tem que ser um pedacinho de nada para cada um.

Cris disse...

Aff que isso, que coisa de louco! Estou com uma receita parecida há tempos e não estava botando fé, acho que agora vai! Bjs!

Gourmandisebrasil disse...

Vai agora pro meu livro de receitas!