Gyoza de Edamame

gyo2

Meu marido "zen" iniciou dieta de desintoxicação para participar de uma conferência espiritual e por essa razão, resolvi experimentar novas receitas vegetarianas.

Antigamente, eu achava difícil cozinhar para ele nessas fases de vegetarianismo. Afinal, cresci comendo carne (branca, vermelha e de tudo que é cor) todo dia. Achava horrível vê-lo comendo puro, apesar dele não se importar. Então, pesquisei outras alternativas e encontrei uma linha inteira de produtos feitos à base de proteína de soja texturizada, que batizei de "carne-de-mentira". Tem hambúrguer, carne moída, até salsicha para cachorro-quente e carne de frango. Embora não sejam a mesma coisa, dão para o gasto.

DSC05927

A idéia de preparar gyoza, um pastelzinho japonês originário da China, veio daqui, mas resolvi usar recheios de edamame e carne de soja. Só esqueci de fazer as dobrinhas...

gyo1


Gyoza de Edamame

1 xícara (chá) de edamame (usei congelado)
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de óleo de gergelim escuro
1/4 colher (chá) sal
1/4 colher (chá) de pimenta em pó
3 dentes de alho picados e amassados
Massa para gyoza ou wontons (20 discos aproximadamente)
Amido de milho para polvilhar

Molho
Cebolinha verde picada

1 colher (chá) de mel
2 colheres (sopa) de molho shoyu
Misture todos os ingredientes e sirva.


Cozinhe o edamame e depois escorra bem.
Refogue o alho em um pouquinho de óleo. Em seguida, misture-o ao o edamame, suco de limão e óleo de gergelim e pulse no processador até obter uma mistura espessa mas com textura. Retire do processador e acrescente o sal e a pimenta. Reserve.
Coloque aproximadamente 1 colher (chá) de recheio no centro do disco de massa. Umedeça as extremidades com água e aperte para selar. Coloque em travessa polvilhada com amido de milho para não grudar.

Aqueça uma frigideira não-aderente untada (usei o spray) em fogo médio-alto. Coloque metade dos pastéis e reduza o fogo para médio. Deixe-os cozinhar por 1 minuto ou até que dourem. Vire-os. Cozinhe por mais 1 minuto. Adicione 1/4 de xícara de água à frigideira e tampe. Deixe cozinhar por 30 segundos. Destampe e deixe que todo o líquido evapore. Repita o procedimento com o restante. Sirva imediatamente com o molho.
Fonte: Cooking Light

13 comentários:

Lídia Lopes disse...

Que lindo! Sou completamente fã deste tipo de comida. Só preciso descobrir o que é edamame.

Agdah disse...

Lídia, Edamame é soja verde.

Natércia Ramalho disse...

Agdah tambem quero essa comidinha amei. um bjs...Natércia.

Geórgia disse...

Eu adoro guioza, apesar de que ainda não tentei fazê-las. Como no restaurante mesmo. Vou procurar esses discos e tentar fazer. Bjs. ;o)

Joaninha disse...

Agdah, que delícia!!! Confesso que quando vi o título não fazia idéia do que era! :-D Não sei o que é Edamame nem Gyosa :-(. Quando olhei para a foto o tal de Edamame pareceu-me o mesmo que as nossas favas mas pelo que percebi é soja verda. Menina, nem sabia que isso existia, por cá ainda não vi! O meu problema é que gostei tanto que agora vou ter de arranjar maneira de copiar mesmo que tenha de usar outros ingredientes! Amei! :-D
Bjs

Manu disse...

Teu blog é lindo e atiçou meu paladar guloso!!!
Mas tenho que dizer uma coisinha: quando li o título dessa receita, acho que foi o sono... eu pensei que fosse "gyosa de madame", e desatei a rir!!!
Daí, li a receita inteira, e descobri que era edamame, hehehe...
Tança que eu sou!!!
Mas parecem deliciosos, viu?
Bjoca!

Valentina disse...

Agda, amei este recheio com edamame. gosto tanto deles! olha, bacana voce ir atras de novas possibilidades. Estas gyosas estao lindas. Delicadas.

Cláudia A. disse...

Amei Agdá, o maridão passou muito bem com esses guiozás. Respondendo à sua pergunta feita no Comfort Food, vivo em São Paulo. Creio que a variedade de ingredientes que temos aqui se deve aos imigrantes que vieram de toda parte do mundo e aos migrantes de todo o Brasil.

Agdah disse...

Natércia, me alegro que tenha gostado.

Geórgia, parece aqueles disquinhos de massa de pastel, só que mais delicados e não contêm gordura hidrogenada.

Joaninha, aqui é muito popular e se encontra muito em restaurantes japoneses com recheios de carnes vermelhas e até de frango. Edamame é soja verde.

Manú, obrigada pela visita.

Valentina, ficaram tão leves que nem deu vontade de parar de comer.

Cláudia, é tão bom poder contar com uma variedade enorme de ingredientes, não é?

Beatriz Belliard disse...

adorei estes recheios, e ficou uma apresentaçao deliciosa ! bjs

Agdah disse...

Bia, obrigada.

Akemi disse...

Agdá, que recheio mais fantástico! Adorei a sugestão e vou copiar, posso???

Fer Guimaraes Rosa disse...

estao lindoooos! amei o de edamame, porque adoro essa sojinha verde. que cor linda, nao? ja a carne de soja, nao uso ha anos, porque li uma vez que ela era feito com o residuo do residuo.. nao sei se tem algum valor nutricional, alem de tentar imitar a textura da carne moida. beijao!