Pimentões Recheados

DSC06358

Eu estava com vontade de fazer algo com quinoa. Esse danado está na moda e anda em tudo que é canto ultimamente. Tinha visto uma receita vegetariana ótima em algum lugar, mas perdi. Se não marcar as páginas, nunca mais consigo encontrá-las.

Depois de muito procurar, achei algo semelhante e adaptei ao meu bel-prazer. Ficou bom, mas acho que da próxima vez vou experimentar colocar algum tipo de peixe ou carne.

DSC06320


Pimentões recheados com quinoa

Pimentões médios, cores variadas
Quinoa, cozida
Arroz selvagem cozido
Azeite de oliva
Alho francês em rodelas
Dentes de alho, picados e amassados
Pimentões picados
Pimenta verde, picada
Azeitonas picadas
Milho assado, debulhado
Cogumelos secos, re-hidratados e picados
Tomates picados
Pinhões (pinoles) torrados
Amêndoas picadas e torradas
Pimenta-do-reino
Sal
Queijo feta

Corte a tampinha dos pimentões e retire tudo de dentro. Pincele-os com azeite de oliva, dentro e fora, e salpique-os com sal. Leve ao forno quente, em assadeira untada até que comecem a murchar um pouquinho.

Enquanto isso, aqueça o azeite e refogue o alho. Acrescente a cebola, o alho francês e deixe dourarem. Junte o pimentão picado, a pimenta verde e depois o milho, os cogumelos e as azeitonas. Agregue o quinua e arroz selvagem cozidos, mexa bem e tempere com sal e pimenta-do-reino ou outros condimentos de sua preferência. Retire do fogo e junte os tomates. Por último, coloque as amêndoas, os pinhões e o queijo feta. Recheie os pimentões. Antes de servir, coloque mais queijo feta por cima e leve ao forno por mais 15 min para o queijo aquecer.

24 comentários:

Anônimo disse...

delicioso adoro pimentos..

Mariana disse...

Se ficou bom eu não sei, mas ficou lindo, maravilhoso! :)

witchie
http://caosnacozinha.wordpress.com

Sheila disse...

Nossa, que pimentões maravilhosos! Requintada vc hein? rsrs
A idéia do arroz selvagem foi ótima, dá um aspecto lindo ao prato :)
bjus

Silvia Arruda disse...

Você acredita que eu AINDA não provei quinoa?? Vendo esta receita, vc me deu uma ótima idéia, pq adoro pimentão! :D

Agdah disse...

Tere obrigada pela visita.

witchie, eu devo confessar que não su tão amante de quinoa como sou de couscous mas ficou legal.

S. eu tinha sobras de arroz selvagem que queria usar logo.

Silvia, eu ainda não fiz minha cabeça quanto ao quinoa.

celia disse...

Tem um aspecto formidável, o que é
quinoa??

Cris disse...

A foto está encantadora, eu ainda não encontrei quinoa aqui, mas hoje achei o bulgur wheat no carrefour e comprei , agora estou procurando receitas. Bjs!

Fer Guimaraes Rosa disse...

como ficaram lindos! :-)
eu tenho uma receita de pimentoes [verdes] recheados, que fica otima. o recheio eh de pao, alho e aliche. esta nas catacumbas chucrutais. ;-) beijo,

Cláudia A. disse...

Que lindos Agdá! As cores, a disposição e a receita estão maravilhosas. Um capricho só. Beijo.

Patricia Scarpin disse...

Parecem deliciosos e tão saudáveis, Agdá - você é danada, menina.

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que linda foto! O sabor deve ter ficado maravilhoso! Parabéns!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Mangia che te fa bene disse...

Agdá, que linda foto! O sabor deve ter ficado maravilhoso! Parabéns!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Natércia Ramalho disse...

Agdah linda a tua receita não tenho palavras.um bjs...Natércia

Agdah disse...

Célia, acabei de incluir o link para o quinoa.

Cris, outro dia li uma receita em que a menina substituiu o trigo por quinoa, então o oposto também fica legal.

Fer, fiquei com água na boca. Vou lá abrir o baú agora mesmo.

Cláudia, obrigada.

Patrícia, a gente se vira como pode.

Verena, menina, obrigada.
Natércia, agora eu fiquei sem palavras. Obrigada.

Daniel disse...

Aceito sim, vou ver se amanhã mesmo preparo algo típico aqui de São Paulo, acho que até já sei o que vou fazer ;)

Agdah disse...

Daniel, obrigada por aceitar.

Geórgia disse...

Pimentões de encher os olhos! Lindos e coloridos. Bjss. ;o)

Gorete disse...

Agdah, a quinoa/quinua é considerada a "mãe da humanidade", por ser o alimento mais completo, mais rico em nutrientes, equivalente ao leite materno. Tenho no "Feito em Casa" um longo post sobre esse alimento, que conheci num almoço na casa de uma amiga e aprendi como fazer. Depois, o representante aqui no Brasil viu a matéria e nos mandou várias receitas, que ainda não tive tempo de testar. É uma delícia, seu cozimento lembra o nosso arroz-de-cada-dia e tem muitas aplicações. Adorei seu post e o colorido dos pimentões. Bjs
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa

Gorete disse...

Agda querida, voltei, e já ando por aí, papeando!
Tenho três links com quinoa/quinua, um dos quais, só de receitas; todos do mês de agosto/2006. Voilà:
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa/2006/08/what_is_this.html
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa/2006/08/quinua_a_me_dos.html
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa/2006/08/receitas_da_qui.html

Agdah disse...

Geórgia, e orgânicos ainda por cima.

Gorete, darling, muitíssimo obrigada.

Elvira disse...

As fótos estão de babar! ;-D

Ricardo disse...

Isso tá bunito, menina!

Beatriz Belliard disse...

nossa, adorei este recheio !! bjs

Agdah disse...

Ricardo, teria ficado ainda melhor se eu tivesse alguma habilidade com a churrasqueira.

Bia, ficou legal, mas eu ainda tenho que me encantar mais com quinoa. Sei lá ainda não pegou aqui.