Quiche de Batata e Couve-Flor

DSC07040

Eu já tinha até esquecido dessa receita adaptada do livro Moosewood Cookbook. Só lembrei quando soube que couve-flor era a Rainha da Quinzena. Gosto muito desse quiche por causa da base de batata sem gordura. Quem preferir, pode acrescentar um pouquinho de queijo parmesão ralado à mistura de batatas para dar mais sabor. Às vezes, acrescento presunto picado ao recheio, para torná-lo mais substancial.

cauli2

Usando o processador para ralar os ingredientes fica bem mais fácil. Hoje, o queijo foi Cheddar light, mas Gruyere dá um sabor mais intenso e melhor.

Quiche de Batata e Couve-flor

2 xícaras (chá) de batatas raladas no ralo grosso
1/4 xícara (chá) de cebolas raladas no ralo grosso
1 clara de ovo
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 alho-porró em rodelas
1/2 cebola picada
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
1/2 colher (chá) de tomilho
1 couve-flor picada
2 xícaras (chá) de queijo Cheddar ou Gruyere ralado
2 ovos, levemente batidos (ou 1 inteiro e 1 clara)
1/4 xícara (chá) de leite
Páprica


Pré-aqueça o forno a 200 C. Unte uma forma rasa com azeite doce.
Para a base, rale a batata e esprema o excesso de líquido. Misture a batata, a cebola, a clara de ovo e o sal. Transfira a mistura para a forma preparada e pressione com a palma das mãos para cobrir todo o fundo da forma e os lados. Asse por 30 minutos. Retire do forno, pincele a superfície com azeite doce e asse por mais 10 minutos. Retire do forno e reduza a temperatura para 175 C.

Faça o recheio: Aqueça o azeite doce e refogue o alho-porró, a cebola e o alho. Adicione o tomilho, manjericão, sal, pimenta-do-reino e metade da páprica. Acrescente a couve-flor, mexa, tampe e cozinhe até amaciar.

Espalhe metade do queijo na base da torta. Em seguida, coloque o recheio e por cima, o restante do queijo. Bata os ovos, misture ao leite e coloque por cima de tudo. Polvilhe com páprica e asse por 35 ou 40 min. ou até que esteja dourado e firme.

20 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Amiga mas que linda e boa então eu que adoro quiches.um bjs Natércia...

Smas disse...

Bem deve ser simplesmente deliciosa!
Ai, a minha lista de receitas a experimentar está a aumentar a olhos vistos!

Elvira disse...

Gostei da ideia da batata. :-)

Excelente, como tudo o que você faz.

O Cravo da Índia disse...

Adoro quiche:) e essa base com batata é uma excelente ideia.

Patricia Scarpin disse...

Agdá, parece muito gostosa! Adorei os ingredientes que você usou.

Akemi disse...

Faço coro às meninas, está de dar água na boca!!! Vou experimentar aqui!

Silvia Arruda disse...

Que delícia Agdá! ótima idéia!! Adoro quiche e unir batatas com couve-flor deve ser incrível!
Você fez numa fôrma de alumínio, daquelas descartáveis?

Beatriz Belliard disse...

Adorei esta quiche, deve ser uma delicia !!! bjs

Cris disse...

Uma vez eu fiz quiche com base de batatas e gostei muito da praticidade! Esta sua parece uma delícia... Hum, eu amo receitas com recheio de alho-poró... Bjs!

Cláudia A. disse...

Menina, que receita deliciosa. Essa mistura vai dar o que falar aqui em casa. Postei umas coisinhas nordestinas hoje. Passa lá para opinar. Beijo.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Sou fanzoca dos livros do Moosewood e adorei a massa de batata.

Ana, melhor voce comprar os ingressos antecipadamente. beijao!

Joaninha disse...

Agdá você hoje com esta receita fez o meu dia. Não consigo comer quiches tudo por causa da mistura das natas com os ovos cozinhados dessa forma. Como esta sua sugestão não leva natas tenho a certezinha que vou adorar! A base feita de batata é genial e podemos aplicar com outros recheios,certo?
Adorei!
Beijos!

winnie disse...

é diferente, gostei bastante.

Agdah disse...

Natércia, fica bem levinho.

smas, a minha também.

Elvira, obrigada.

Cravo, é uma alternativa para as bases cheias de manteiga.

Patrícia, foi o que gostei na receita também.

Akemi, é muito fácil de fazer.


Silvia, foi sim. Meu pirex era grande e como não faço muitas tortas preferi usar a forma descartável.

Bia, eu gostei muito.

Cláudia, já estou indo.

Fre, a massa foi o que me cativou logo.

Joaninha, certíssimo.

Winnie, e como disse Joaninha é muito adaptável.,

Irina disse...

Que linda a sua quiche até da vontade de provar um bocadinho...
Bjs ;)

Mangia che te fa bene disse...

Adorei a receita, ainda mais por ser mais light! Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Carla Ventura disse...

É uma boa combinação para o couve-flor! Deve ficar ótimo, adoro quiche!

Anônimo disse...

Hum!!! Já tá na minha lista de receitas a fazer....
Bjs
Andréa

Alessander Guerra disse...

Maravilha a internet porque podemos manter contato com todos mesmo estando longe.

Parabéns pelo blog e quando der visite o meu que também fala de comida, lugares e novidades aqui de São Paulo

Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Cinara disse...

Maravilhosa esta receita, Agda! Já está anotada! ;o) E como faz tempo que eu não conseguia visitar os blogs amigos, aproveito para comentar um post seu mais antigo: como você disse no post da gelatina de vinho que não tinha hábito de beber vinho, eu queria perguntar se você não enfrenta "preconceito". Eu também não gosto de vinho, tomo no máximo um champanhe no Ano Novo, mas quando digo isso, as pessoas me olham como se eu fosse doida! Parece que quem gosta de gastronomia tem *obrigação* de gostar de vinho... Eu bebo raramente, mas prefiro destilados, como a tequila numa bela Margarita! ;o) Beijos e ótima semana para você, Adga!