Creme de Damasco

mousse

O calor aqui ultimamente não dá trégua e só queremos coisas refrescantes. Hoje, relendo umas revistas que trouxe de casa, vi essa receita no suplemento da revista Cláudia do mês de abril. Aliás, fiquei triste em saber que a Cláudia Cozinha não existia mais e encontrei pouquíssima variedade de livros e revistas gastronômicas em Salvador.

mousse2

Logo de início, fiquei meio cismada, achando que a quantidade de leite condensado era demais e que ofuscaria o gosto do damasco. Mas como a combinação de sabores parecia boa, resolvi arriscar. Não deu outra, me decepcionei. Também, não ficou tão levinho e macio quanto eu esperava. Valeu a experiência.

Creme de Damasco

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/3 de xícara (chá) de polpa de damasco diluída em 1 xícara de água.

1 pacotinho de gelarina branca sem sabor
1/4 de xícara (chá) de água

Polvilhei a gelatina na água e deixei hidratando por 3 min. Levei ao fogo em banho-maria até que a gelatina dissolveu completamente. Bati o leite condensado, o creme de leite e a polpa de damasco no liquidificador. Acrescentei a gelatina e misturei bem. Depois, coloquei em xícaras e levei à geladeira por várias horas.

21 comentários:

paula disse...

Agadh

embora o resultado final nao tenha sido o que esperava de aspecto esta uma maravilha e eu nao me importava nada de me servir dessa tacinha eheheh

bjs

semente de sésamo disse...

Deve ser uma sobremes muito leve, óptima para os dias de calor.

Sheila disse...

Mas vc é muito chique mesmo... tá lindo Agdá!!!

Elvira disse...

Parece divinal, essa sobremesa! :-)

Patricia Scarpin disse...

Agdá, as nossas sobremesas aqui pedem tanto leite condensado, né?
Eu adoro, mas acaba meio que sendo default e limita um pouco as opções.
A aparência está ótima, mesmo você não tendo gostado muito.

Valentina disse...

Agda, que pinta de refrescante. Fiquei pensando em como ficara com iogurte no lugar do creme de leite.o CALOR aqui vai e volta.

Gorete disse...

A "Claudia Cozinha" foi substituída por "Claudia Comida&Bebida". O formato é menor, mais enxuto e condensado. O que gosto mais nesta versão é que as receitas são mais factíveis, e ela apresenta sempre sugestões para almoço/jantares com as melhores combinações de comida e bebida mais adequadas para a ocasião.
O site da publicação é: http://claudia.abril.com.br/comida_bebida/
Olha tenho alguns acervos digitais de números antigos da Claudia Cozinha. Se te interessar...
Bjs
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa

Gorete disse...

desculpa tantos erros de português no comentário anterior. a desculpa é a de sempre: a pressa...

laila radice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
laila radice disse...

Agdá concordo com a Patricia, não entendo porque o uso constante do leite condensado, acaba ofuscando os outros sabores, melando a boca...gosto de leite condensado só em brigadeiro...mas esse creminho que está lindo pode sofrer umas alterações e ficar muito bom, no lugar do leite condensado um creme patisserie e no lugar do creme de leite o iogurte como foi citado pela Valentina... bjos

Agdah disse...

Paula, eu vou tentar mais uma vez com algumas mdificações para ver se melhora.

Juinha, eu esperava que ficasse mais leve.

S.& Elvira, Obrigada.

Patrícia, o leite condensado é bom para dar consistência mas em grandes quantidades faz com que o açucar predomine e não tem muito sabor além disso.

Valentina, menina, quando preparava o creme, fiquei pensando em como modificá-lo para ficar mais light. Iogurte seria uma das alternativas, mas o damasco californiano é bem mais ácido que o mediterrâneo e comprometeria a integridade estrutural do iogurte.

Agdah disse...

Gorete, adoraria obter os links.

Laila, o que é creme patisserie???

Heidi disse...

olá Agdah,
Seu cantinho é muito especial...
Realmente este creme está espetácular, a testura bem leve e fofinha. adicionei seu link lá no meu cantinho, apareçe por lá.
abraços

Fer Guimaraes Rosa disse...

poxa que pena, hein? seria otimo se tivesse ficado bom, pois os damascos frescos estao em alta por aqui. estou me deliciando enquanto posso.

falando em calor, hoje vi a previsao--29C para sabado! iurrruuu! :-))

bjs,

Cláudia A. disse...

Pelas fotos não parece que ele não ficou leve. O sabor, é óbvio não dá para contestar. Acho que se aumentar a quantidade de damasco deve ficar bem gostoso. Beijinho.

Natércia Ramalho disse...

Agdah que maravilha sempre uma verdadeira delicia.um bjs Natércia...

Cris disse...

Mas ficou uma sobremesa bonita, pena que vc. seu review não foi bom :-)

Gourmandisebrasil disse...

Oi Agdah, pelo que eu sei o meu nome é russo, mas comum da Itália. Não sabia que tinha significado...

Agdah disse...

Dinha, obrigada pela visita.

Fer, Sabe eu nào tenho encontrado muitos esse ano?

Parece que São João vai dar uma trégua no calor.

cláudia, talvez eu dê mais uma chance à receita mas como tenho uma lista enorme nãO sei quando será.

Natércia, darling, você como sempre muito gentil.

Cris,eu tinha tanta esperança mas ninguém aqui gostou.

Nina, obrigada pela visita. Nina também é um nome indiano.

Beatriz Belliard disse...

olhando a foto parece bem aerado ! bjs

laila radice disse...

Agda: creme patisserie é o creme de confeiteiro, sabe gemas+leite+amido+açucar+ baunilha.