Pão de Cebolinha Verde

ccb4

Meu fraco é pão quente, recém saído do forno. Aquele cheirinho perfumado, aquela casquinha torradinha e crocante... o gostinho morno, meio adocicado... é simplesmente impossível resistir.

Aprendi esse pão com uma vizinha quando morava em Chicago. Ela originalmente usava queijo cottage, mas resolveu tentar com cream cheese por que trabalhava para Kraft Foods, fabricante do queijo cremoso Filadélfia, e tinha muito em casa. Me disse, também, que havia experimentado diferentes sabores de queijo cremoso com sucesso. Eu usei cebolinha verde fresca, mas como preparei a massa na máquina, elas desapareceram.


Pão de cebolinha verde

3/4 xícara (chá) água morna
2 colheres (chá) de fermento seco
2 colheres (sopa) de acúcar
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de queijo cremoso (tipo cream cheese americano)
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
Bacon torrado e picadinho opcional (usei presunto peru torradinho)
3 1/4 xícaras (chá) de farinha especial para pão

Dissolva o fermento em 1/4 de xícara de água e adicione 1 colher de açúcar. Deixe descansar 5 min. até crescer. Se estiver usando a panificadora, coloque todos os ingredientes na máquina, conforme instruções do fabricante (na minha máquina o bacon deve ser acrescentado após o sinal). Deixe de fora o 1/4 de xícara de farinha e só acrescente se necessário para ajustar a consistência da massa. Ciclo básico ou normal.

Também é possível usar a máquina somente para o preparo da massa. No final do ciclo apropriado, coloque a massa em forma para bolo inglês untada, pincele com azeite de oliva e deixe crescer coberta por mais 30 min.. Asse em forno bem quente por aproximadamente 20 ou 30 min, dependendo do forno.

Se preferir fazer o pão manualmente, misture o fermento dissolvido, o restante da água, açúcar, sal e queijo cremoso. Em seguida, acrescente a farinha aos poucos, somente o necessário. Por último, antes de terminar de amassar, junte a cebolinha picadinha e o bacon (se estiver usando). Deixe crescer coberta em tigela untada até dobrar de volume. Desinfle a massa, forme uma bola e deixe crescer novamente por mais 40 min. Abra a massa, faça um rolo. Coloque em forma para bolo inglês untada, pincele com azeite de oliva e deixe crescer coberta por mais 30 minutos. Asse em forno bem quente por 20 a 30 min.

22 comentários:

Elvira disse...

Esse pão parece tão fofinho e gostoso! :-)

Patricia Scarpin disse...

Agdá, faço minhas as palavras da Elvira, o pão parece tão macio! Fofíssimo!
Menina, vc tem uma mão muito boa para pão.

Geórgia disse...

Eu também adoro pão quentinho feito em casa. A minha máquina é mais usada para sovar, porque eu prefiro assar na forma de bolo inglês. Ela só assa quando não tem pão em casa para o outro dia, aí programo para comer quentinho de manhã, é um pecado! Vou testar sua receita com presunto (mais saudável) no sábado. Bjs. ;o)

Agdah disse...

Elvira, fica incrivelmente fofinho e macio. Acho que o queijo cremoso é o responsável.

Patrícia, o pão deveria ter crecido mais, só que eu já estava com fome e não esperei. Acho que minha sorte se deve ao fato de usar farinha especial para pão.

Geórgia, gosto desse pão pelo sabor, por não conter ovos e por que posso usar queijo cremoso light. O presunto ou bacon é até dispensável, mas se usar lembre de torrar ou secar no forno antes de adicionar à massa pois a umidade extra, principalmente do presunto, pode interferir na textura do pão.

Cláudia A. disse...

Que lindo Agdá. Deve ser delicioso, além de ser interessantíssima a utilização do cream cheese.

Geórgia disse...

O e-mail é geomaria@ig.com.br.
Quanto à massa folhada não sei porque joguei a embalagem fora, mas quando for ao mercado olho para você.
Como adoro cottage, vou testar com ele. Bjs. ;p

laila radice disse...

ai q diferente essa massa...podemos fazer uma versão light, adorei! parece extremamente fofinho macio...ai ai ai...bjos

Fer Guimaraes Rosa disse...

que pao MARAVILHOSO! com cream cheese na massa! e cebolitas! Ana, acho que VOU TER que remover e desempoeirar minha maquina de pao la do fundo do armario... eu sou LOUCA, descabelada por pao. Serio, troco uma barra de chocolate por uma fatia de pao sem piscar. Esse esta uma tentacao. Hmm! :-) bjs,

Beatriz Belliard disse...

tao bom um pao quentinho, este deve estar mravilhoso ! bjs

Lílian disse...

Agda,
Adorei seu blog.
Vou divulgá-lo lá no meu, tá?
Deu pra sentir o cheiro do seu pão com cebolinha.
Inté
Lilian
www.docescoisasdavida.blogspot.com

Natércia Ramalho disse...

Amiga mande ai um bocadinho do seu pão maravilha.um bjs...Natércia.

Flor de Sal disse...

É pão quente também é a minha perdição!!!! Esse então, deve ser mesmo bom!!

Flor de Sal disse...

É pão quente também é a minha perdição!!!! Esse então, deve ser mesmo bom!!

Lídia Lopes disse...

Que pão delicioso!
Acabei de lhe atribuir um prémio :)
Passe no Jardim de Sabores para saber mais.
Beijos

Smas disse...

Hummm!
Adoro pão!
E este apetece mesmo tirar uma fatia e comer!!!
Bjs

Agdah disse...

Cláudia, fica muito saboroso.

Geórgia, acho que com cottage é necessário fazer algumas modificações. Vou verificar.

Laila, light é sempre bem-vindo.

Fer, vá correndo desencavar essa máquina, menina.

Bia, já acabou.

Lílian, obrigada pela visita. Vou dar uma passada lá no seu blog.

natércia, só não mando porque, como já disse antes, acabou, menina. Não sobrou nem migalha.

flor, você disse tudo, perdição.

Lídia, Obrigada. vou passar lá.

smas, já comemos todinho.

Anônimo disse...

Menina, que coisa fofa eu adoro pão, de cebolinha verde nunca experimentei, chegou o momento.
Beijos Ana Laura

Joaninha disse...

Agdá, que delícia! Como já foi dito parece mesmo mesmo mesmo muuuuuito fofo. Cebolinha verde parece com o nosso alho francÊs mas bem mais fino. Será a mesma coisa ou da família?
Bjs

Joaninha disse...

Se calhar é o nosso cebolinho... (fiquei aqui a matutar :-D)

Valentina disse...

-Agda, que delicia de receita. Tambem adoro o cheirinho de pao recem saido do forno. E tao conforting, e abre o apetite,ne?!

Cris disse...

Hummmmm ficou com uma textura linda, fiquei com água na boca! Eu amo pão caseiro!

Véia da Teia disse...

passei pela cozinha do chucrutecomsalsicha e li a receita, como de hábito vim conferir e assim a gente vai de blog em blog, de receita em receita.
bjus.