Melba de Pêssego

melb2

Liguei a televisão e vi Nigella preparando o Melba, uma sobremesa linda e muito rica. Achei perfeito combinar a textura e aroma do pêssego, com a cremosidade gelada do sorvete, o azedinho e visual intenso da framboesa.

melb1

Segundo Nigella, o líquido do cozimento pode ser congelado e utilizado outras vezes (eu nunca tenho espaço no freezer), e tudo pode ser preparado com antecedência para montar na hora. A única coisa, que não me pareceu muito prática, foi a idéia de servir a metade do pêssego inteira. Me imaginei tentando tirar um pedacinho e logo vi sorvete e calda se esparramando por tudo que é canto. Como diz meu marido, é "bad design".

Melba de Pêssego

3 xícaras (chá) de água
3 1/2 xícaras (chá) de açúcar (usei bem menos)
1 favo de baunilha, aberto (só usei metade)
2 colheres (sopa) de suco de limão (substitui por licor de pêssegos)
8 pêssegos, cortados ao meio, sem os caroços

Calda de framboesas
3 xícaras (chá) de framboesas
1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) suco de limão (preferi não usar)

Sorvete de creme (usei o de coco)

Misture a água, o açúcar, o suco de limão (ou licor), e a baunilha. Leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Diminua o fogo e com cuidado, coloque as bandas de pêssego. Deixe que cozinhem por 2 ou 3 minutos de cada lado ou até que fiquem bem macias, se assim preferir. Quando estiverem prontos, retire-as da calda e reserve. Quando esfriarem remova a pele, corte em fatias e deixe-as de molho na calda do cozimento.

Misture as framboesas ao açúcar e suco de limão, se estiver usando. Passe no liquidificador e coe. Para montar o Melba, coloque uma bola de sorvete na taça, depois, o pêssego fatiado em volta e a calda de framboesas por cima.

21 comentários:

Marcia H disse...

isso é bom demais.
adorei o polvo com peixinhos, bem infantil rsrs
bj

risonha disse...

que maravilha de receita... agora para os dias quentes deve ser uma delícia. parabéns

Cris disse...

Bati o olho e suspirei de desejo de experimentar, ficou lindo!!!

Patricia Scarpin disse...

Agdá, ficou lindo. Adoro a mistura de cores também e sou uma grande fã tanto de pêssego quanto de framboesas. Ótima escolha.

Elvira disse...

Que bela variação sobre a "pêche Melba", uma criação do célebre cozinheiro Escoffier, considerado o pai da alta culinária francesa! Entre outras coisas, o senhor também inventou o famoso crepe Suzette. :-)

As suas fótos estão de babar!

Cláudia A. disse...

Você é uma fotógrafa e tanto. Suas fotos fazem qualquer um babar. Esse Melba deve ser delicioso. Nunca tinha visto com framboesas.

Eli disse...

Eu tenho esse programa gravado, menina ficou um luxo mesmo, muito bonito!!

Agdah disse...

Márcia, daqui a uns anos é você quem vai estar decorando pratinhos.

Risonha, obrigada pela visita.

Cris, é fica pronto rapidinho.

Patrícia, eu adoro essas coisa assim coloridas.

Elvira, menina, o crepe Suzette também? Êta, sujeito danado.

Cláudia, obrigada. Me alegro que tenha gostado.

Eliana, como está o garotinho esses dias?

Heidi disse...

Nossa, que linda esta sobremesa!!!
Calda de framboesa... :)

Heidi disse...

Nossa, que linda esta sobremesa!!!
Calda de framboesa... :)

Geórgia disse...

Linda sua sobremesa, aqui nessa terrinha de meu Deus não temos esse tipo de frutas. Vou apenas apreciar a sua. Bjs. ;o)

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, a Nigella esta no Food Network? Eu via o programa dela qdo passava no canal Style! mas saiu da lista faz anos... tambem faz um seculo que nao vejo nada no FN, meio que enchi daquela comidarada italiana.. ;-))

Concordo com voce, o pessego tem que ser picado, senao vai fazer uma meleca danada!

beijoo,

Natércia Ramalho disse...

Agdah como dizer maravilhoso como tudo o que faz é tudo com tanto amor que só dá vontade de comer tudo.um bjs Natércia...

Andrea disse...

Que sobremesa tão bonita! Só de ver que tem côco e framboesa (que eu adoro) babo! =)

Gourmandisebrasil disse...

O pão de queijo feito em casa (com ovos, queijo, farinha de milho ou polvilhos) é realmente gluten free, mas é preciso tomar cuidado com os prontos (ou congelados). Às vezes, coloca-se farinha de trigo para render mais.
bjos,
Nina.

Joaninha disse...

Agdá... sorvete de coco, calda de framboesa e pêssego... eu acho que vou ter um troço de tanta coisa boa misturada! Adoro tudo,por isso a mistura só pode resultar numa sobremesa fantástica!
Do pouco que conheço gosto muito da Nigella (por aqui é pouco conhecida), mas a verdade é que prefiro mil vezes vir espreitar o seu blog ao invés do site dela! :-) Bjs

Ana disse...

Lindo, lindo! Me deu uma vontade enorme de comer, vou fazer tbem!!!
Vi ela fazendo esse doce na tv outro dia tbem e babei, ate meu filho que tava vendo junto adorou a receita e pediu p/ q eu fizesse. Agora eh a epoca perfeita, de pessegos frescos, cheirosos e docinhos!!
Beijos!
Ana

Agdah disse...

Dinha, Natércia & Pinkie, Obrigada.

Geórgia, darling, aí deve ter pêssegos e a calda pode ser improvisada com geléia de framboesa dissolvida.

Fer, é eu acho que ela agora está lá na Food TV.

Nina, e além disso os comercializados geralmente contêm gordura hidrogenada.

Joaninha, eu estou lisonjeada. É muita honra.

Ana, faça mesmo, vale a pena. O sabor é ótimo. E para ele, suco de limão na calda é mais recomendável.

Irina disse...

Que delicia... deu-me vontade de provar.
Bjinhos ;)

laila radice disse...

ai eu tbm vi! passou essa semana no br esse programa, mas sua apresentação ficou muito mais bonita...os dela ficaram todos desengonçados... fiquei tentada, mas pessegos bons sao tao dificeis por aqui... bjos!

Unknown disse...

ADOREI, SIMPLESMENTE DIVINO.
a sua foto ficou bem bacana tambem ^^
se me permite vou colocar no meu TCC, estou cursando gastronomia.
ADOREI e muito facil de fazer!
o que mais demora e o pessego na calda XD