Bolo de Banana

DSC06880

Ontem, "Dada" me lembrou que há tempo não faço bolo de banana. Com o calor que anda fazendo por aqui, a última coisa que eu queria era assar bolo, mas esses pedidos assim disfarçados e cheios de dengo não há como negar. Tive que passar no mercado e solicitar bananas bem madurinhas, já passadas. Ainda bem que tinham.

Copiei esse bolo do livro de receitas de uma amiga. Fica tão levinho e saboroso que nem precisa cobertura. Acho excelente para o café-da-manhã e lanche (ou chá da tarde para os mais chiques), com iogurte grego, frutas e calda de framboesas frescas, minha paixão mais recente.

Bolo de Banana

1 1/3 xícara de (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de banana amassada
3/4 xícara (chá) de açúcar granulado (só usei 1/2, preferimos menos doce)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (sopa) de óleo (usei só 2 colheres de azeite de oliva)
1/4 colher (chá) de noz-moscada
1/4 colher (chá) de canela em pó (variação minha que não estava no original)
1 ovo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda rasa e forre o fundo com papel manteiga. Unte levemente o papel. Com um batedor de arame, misture a farinha, o fermento e bicarbonato. Na batedeira elétrica, forme um creme com a banana amassada, e os outros ingredientes. Misture bem. Junte a mistura de farinha reservada e coloque na forma já preparada. Asse or 30 min, ou até que o palito saia limpo. Desenforme 10 min, após sair do forno. Remova o papel manteiga cuidadosamente.

21 comentários:

Smas disse...

Humm!
Deve ficar uma maravilha!
Eu faço imensos bolos de banana e este é mais um a testar ;)

Unknown disse...

Agdah
Há uns anos, a minha irmã fez um bolo de banana que toda a família adorou e muito especialmente o meu marido. Ainda hoje ele fala desse bolo.
Infelizmente, a minha irmã perdeu a receita, pelo que nunca mais foi repetido.
Eu, na tentativa de agradar ao homem lá de casa, já fiz uns três ou quatro bolos de banana diferentes, mas sempre com o mesmo resultado: péssimos!
Agora, estou muito, mas muito, tentada a testar o seu bolo que me parece delicioso.
beijinhos

Cláudia A. disse...

Menina isso deve ser bom demais. O cheirinho da banana assando é de babar. Concordo com a sua adição de canela, acho que é a companhia perfeita para a banana.

semente de sésamo disse...

Vou ter de experimentar essa...

Elvira disse...

Os seus bolos e doces são sempre de arrasar, Ana! :-)

Akemi disse...

Adoro bolo de banana! Suas fotos são sempre um show à parte, parece que conseguimos sentir toda a textura dos seus pratos!

Patricia Scarpin disse...

Gosto muito de baked goods com banana, Agdá - e esse toque da cereja me deixou doida, menina! Que delícia!

Faço coro com a Clarice, suas fotos são maravilhosas, uma luz linda!

winnie disse...

Um bolinho sabe sempre bem faça calor, faça frio lol
Com uma bola de gelado é uma maravilha!

Agdah disse...

Smas, teste mesmo.Aliás, soube que aí nas suas bandas tem umas iguarias divinas.

Goretti, eu sei como é essa coisa de perseguir receita. enquanto não conseguimos, não há sossego.

Cláudia, vc disse tudo. O cheiro do bolo assando é embriagante. Meu marido queria comer quente mesmo.

Juinha, vale a pena.

Elvira, obrigada.

Akemi, puxa, que bom. Quando leio receitas fico sempre imaginando isso, "como dever ser" e por isso gosto de "tentar" mostrar esses aspectos.

Patrícia, obrigada pelos elogios também. O engraçado é que quando penso que a foto não ficou muito boa, voces elogiam mais. Adoro usar bananas também.

Winnie, concordo plenamente.

Marcia disse...

nunca faço bolos até porque não gosto muito de doce, mas adoro bananas. Vou diminuir mais ainda o açucar e tentar esse que parece maravilhoso

Fer Guimaraes Rosa disse...

hm, mais uma receita que vou ter que fazer, sem falar que aqui em casa SEMPRE tem banana indo pras cucuias. parece praga! beijo,

Beatriz Belliard disse...

hmmm, bolinho de banana, adoro ! bjs

Mangia che te fa bene disse...

Bolo de banana é garantido em casa, adorei a idéia do iogurte e da calda de frutas frescas!!! Delícia!

Bjs!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Natércia Ramalho disse...

Agdah maravilha seu bolo de banana como eu comia já um bocadinho só.um beijo Natércia...

Lila disse...

essa foto tá uma perdição! receita anotada e vou ser "obrigada" a fazer, todos aqui gostam muito de bolo de banana,
beijo

Gorete disse...

Amo tudo que leva banana e gosto de experimentar todas as receitas que vejo. Essa é mais uma pro meu receituário.
Valeu, Agda.

Carla Ventura disse...

bolo de banana é um dos meus preferidos! Vou guardar sua receita para dar uma variada :)

Gourmandisebrasil disse...

Bolo de banana é um clássico! Acho que toda família tem a sua receitinha...hum!

Agdah disse...

Márcia, aqui o marido é uma formiguinha.

Fer, e as orgânicas então, ficam passadas rapidinho.

Bia, e com aquelas geléias que voces fazem vai ficar divino.

Verena, eu estou sempre procurando fugir do danando do creme de leite.

Natércia, eu adoro bananas e o bolo já acabou.

Lila, garanto que não vai se arrepender.

Gorete, não fale, não que minha lista só faz crescer. E cadê os links?

Carlinha, quanto mais melhor.

Nina, é verdade, há tantas versões por aí. Cda uma melhor que a outra.

Irina disse...

Hummmm eu gosto tanto de bolo de banana e a sua receita parece ser maravilhosa...
Bjs ;)

grazi disse...

excelente!!!

acrescentei : passas + nozes + pepitas de chocolate.

muito obrigada!