Salada de Macarrão com Rúcula

DSC07018

Dando prosseguimento à minha incursão no mundo das folhas, fui buscar mais uma desconhecida para experimentar. Eu nunca tinha visto rúcula e fiquei muito curiosa com a descrição de Fer.

salaru4

Como marinheira-de-primeira-viagem, tive receio do sabor não me agradar e, por via das dúvidas, decidi fazer um prato quente. Todos os temores se dissiparam na primeira garfada. Foi um prazer conhecer rúcula.

Salada de Macarrão com Rúcula

Macarrão cozido, quente
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/4 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
3 xícaras de tomatinho para salada partidos ao meio
Alho, picado e amassado a gosto
Suco de limão
Sal
Presunto
Folhas de rúcula
Queijo parmesão ralado na hora

Adicione a pimenta calabresa e o alho ao azeite aquecido. Quando o alho dourar levemente, acrescente os tomatinhos e cozinhe por 45 segundos, só para aquecer. Retire do fogo, coloque o suco de limão e o sal, mexa gentilmente. Em uma saladeira, misture o macarrão quente, a rúcula, o presunto e a mistura de tomates. Sirva com queijo ralado por cima.

22 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Rúcula é o meu verde preferido, Agdá - adoro o sabor picante. Dá de 10 a zero na alface. :)

Esse macarrãozinho é de comer ajoelhada!

Heidi disse...

Linda mesmo sua salada Agd�!!!

Eli disse...

Fiquei encantada com sua salada! Eu amo rúcula. :)

Flor de Sal disse...

Cá em casa somos grande consumidores de rúcula! Ainda bem ke gostou!!!

Mariana disse...

Rúcula é delicioso, adoro! Sempre que vejo eu compro! Ainda bem que você gostou, além de ser óptima é muito boa para a saúde também! :)

witchie
http://caosnacozinha.wordpress.com

Silvia Arruda disse...

Eu adoro rúcula e sua salada ficou super linda!! Deve ter ficado muito saborosa tb, com ctz vou provar!!

laila radice disse...

adoro rúcula, e essa salada ficou linda! preciso fazer uma saladinha com massas, vi aqui e acho que no karen...estão me tentando! bjos

Irina disse...

Linda a sua salada!!!
Bjinhos ;)

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ana, que bom que estou sendo uma "boa influencia"! :-)

Eu amo a rucula, eh a minha verdura favorita. Mas as do meu quintal nao estou mais tao comestiveis, pois nao estou dando conta de colher e comer e elas estao ficando horrivelmente amargas.. ;-(

beijo,

Brites disse...

Tem piada que ando mesmo entusiasmada por descobrir o sabor da rúcula e agora, assim tão elogiada, vou fazer em breve!
Um beijinho grande

semente de sésamo disse...

Eu gosto muito de rúcula e nesta salada ficou mesmo bem!

Diogo disse...

Nooooossa!!! O que tu acha de juntarmos o churras que tá postado lá no destemperados, com essa tua salada linda?

Que sucesso, hein?!

Beijão, Diogo.

Cláudia A. disse...

Agdá querida, parabéns pela estréia, rúcula é realmente uma delícia.

Agdah disse...

Patrícia, menina, deu vontade de comer mais.

Dinha, Eliana Irina, obrigada. Que bom que gostaram.

Flor & witchie agora serei consumidora também.

Silvia & Laila, vale a pena experimentar.

Fer, que pena. Agora só o ano que vem, né?

Brites, adorei a expressão "tem piadas"...

Sementes, os sabores combinam perfeitamente.

Diogo, achei tre-legal, tchê.

Cláudia, pena que no nordeste ela não é muito popular...

Lídia Lopes disse...

Adoro rúcula. Há tanta por aqui. Bela receita!

Alessander Guerra disse...

Agdá, rúcula é uma das verduras mais saborosas, com um amargor atraente e marcante. Faço uma receita de nhoque com gorgonzola e rúcula que aprendi com um chef italiano que a Cris (minha esposa também blogueira do Ah tá tudo bem!) e os amigos adoram!

Te adicionei Nas Prateleiras da Minha Cozinha.

Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Lua Limaverde disse...

Agdá, a primeira vez que comi não gostei, mas dei várias chances e hoje adoro! :)

Cris disse...

Eu já conhecia rúcula desde pequena, meu marido conheceu em campinas, com churrasco, somos fãs! Experimente substituir o macarrão por capeletti... fica uma delícia! As vezes tempero só com shoyo a rúcula! Bjs e bom final de semana!

Geórgia disse...

O marido adora e tem rúcula todos os dias aqui e, eu que não gostava, acabei me acostumando e incluindo na salada quase diariamente. Bjs. ;o)

Natércia Ramalho disse...

Agdah bem sem palavras tambem não conheço essa rúcula mas como diz deve ser muito bom.um bjs Natércia...

Ana disse...

Ah, mas que lindo esta seu macarrao, adorei o colorido!! E que macarrao bonitinho que voce usou, deu ate vontade! hehe!
Rucula nao eh minha folha preferida, mas com tomates e outros molhos eu ate gosto!
Ana

Anônimo disse...

Rúcula é mesmo uma maravilha. Tenho uma receita de pesto de rúcula que posto qq dia no meu blog. É uma maravilha!!!! Acho que vc vai adorar.
Bjs
A